Expansão de negócios

Empresas de seguros aceleraram transformação digital durante a pandemia, diz NTT Data Research

Os líderes do setor de seguros avançaram um ano no processo de transformação digital nos primeiros 90 dias da crise sanitária

Empresas de seguros aceleraram transformação digital durante a pandemia, diz NTT Data Research

Na manhã desta segunda-feira (1), a NTT Data Research divulgou os novos resultados do estudo As companhias de seguro de vida e renda vitalícia aceleram a transformação digital, que analisou a transformação que vem ocorrendo na indústria da vida e da renda vitalícia.

O documento constata que o setor avançou o equivalente a um ano durante os primeiros 90 dias da pandemia e indicou que os líderes do setor aceleraram significativamente os planos em 2020 com a chegada da Covid-19.

Cerca de 99% dos executivos de seguros de vida e renda vitalícia (L&A) acreditam na necessidade de uma mudança digital transformadora, enquanto 72% das operadoras atualmente migram os modelos de negócios para a distribuição digital de produtos e serviços de outras empresas a fim de oferecer uma melhor experiência ao cliente.

Em meio à mudança das expectativas dos consumidores, ao ambiente de negócios conturbado e à atividade agressiva de fusões e aquisições, a pesquisa prevê como a próxima década será definida pelos novos modelos de negócios e pela rápida aceleração digital para o mercado de seguros.

"Se a imprevisibilidade de 2020 nos ensinou alguma coisa é que a transformação digital não é mais apenas uma vantagem competitiva – é uma necessidade comercial", disse Matt Provencher, presidente de Serviços Financeiros e Seguros da NTT Data Services.

Destaques do estudo:

• 42% das seguradoras criaram plataformas de negócios digitais, parciais ou completas;

• 56% estão no processo de planejamento e desenvolvimento destas capacidades;

• 38% incorporaram tecnologias emergentes (Internet das Coisas, blockchain, Inteligência Artificial e robótica);

• 38% utilizam Big Data e análises para alcançar melhores clientes.

O estudo da NTT Data também analisou as principais tendências que podem impactar as estratégias de negócios da liderança nos setores de seguros e serviços financeiros pelos próximos três anos. Algumas das principais respostas foram:

• Ambiente competitivo em constante mudança (47%);

• Mais investimento em tecnologias digitais, como as Plataformas de Negócios Digitais (46%);

• Crescente instabilidade política e socioeconômica (37%);

• Mudança de demanda e comportamento do cliente (35%);

• Aumento das multas regulamentares (33%);

• Maior foco na sustentabilidade (22%).

Desafios permanecem

Embora se constate um grande progresso digital nos primeiros 90 dias da COVID-19, muitas seguradoras ainda estão nos estágios iniciais da maturidade digital.

Os resultados demonstram que 35% dos entrevistados realizaram investimentos em digital, mas sem qualquer estratégia abrangente ou roteiro e apenas 12% possuem um ecossistema de plataforma de negócios digital em funcionamento capaz de oferecer benefícios aos negócios.

Com informações de Market21 Comunicação & Marketing.

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