Na manhã desta segunda-feira (1), a NTT Data Research divulgou os novos resultados do estudo As companhias de seguro de vida e renda vitalícia aceleram a transformação digital, que analisou a transformação que vem ocorrendo na indústria da vida e da renda vitalícia.
O documento constata que o setor avançou o equivalente a um ano durante os primeiros 90 dias da pandemia e indicou que os líderes do setor aceleraram significativamente os planos em 2020 com a chegada da Covid-19.
Cerca de 99% dos executivos de seguros de vida e renda vitalícia (L&A) acreditam na necessidade de uma mudança digital transformadora, enquanto 72% das operadoras atualmente migram os modelos de negócios para a distribuição digital de produtos e serviços de outras empresas a fim de oferecer uma melhor experiência ao cliente.
Em meio à mudança das expectativas dos consumidores, ao ambiente de negócios conturbado e à atividade agressiva de fusões e aquisições, a pesquisa prevê como a próxima década será definida pelos novos modelos de negócios e pela rápida aceleração digital para o mercado de seguros.
"Se a imprevisibilidade de 2020 nos ensinou alguma coisa é que a transformação digital não é mais apenas uma vantagem competitiva – é uma necessidade comercial", disse Matt Provencher, presidente de Serviços Financeiros e Seguros da NTT Data Services.
Destaques do estudo:
• 42% das seguradoras criaram plataformas de negócios digitais, parciais ou completas;
• 56% estão no processo de planejamento e desenvolvimento destas capacidades;
• 38% incorporaram tecnologias emergentes (Internet das Coisas, blockchain, Inteligência Artificial e robótica);
• 38% utilizam Big Data e análises para alcançar melhores clientes.
O estudo da NTT Data também analisou as principais tendências que podem impactar as estratégias de negócios da liderança nos setores de seguros e serviços financeiros pelos próximos três anos. Algumas das principais respostas foram:
• Ambiente competitivo em constante mudança (47%);
• Mais investimento em tecnologias digitais, como as Plataformas de Negócios Digitais (46%);
• Crescente instabilidade política e socioeconômica (37%);
• Mudança de demanda e comportamento do cliente (35%);
• Aumento das multas regulamentares (33%);
• Maior foco na sustentabilidade (22%).
Desafios permanecem
Embora se constate um grande progresso digital nos primeiros 90 dias da COVID-19, muitas seguradoras ainda estão nos estágios iniciais da maturidade digital.
Os resultados demonstram que 35% dos entrevistados realizaram investimentos em digital, mas sem qualquer estratégia abrangente ou roteiro e apenas 12% possuem um ecossistema de plataforma de negócios digital em funcionamento capaz de oferecer benefícios aos negócios.
Com informações de Market21 Comunicação & Marketing.