Educação

Encceja 2024 reaplica prova para ensino fundamental e médio nos dias 29 e 30 de outubro

Exame vai ser reaplicado para candidatos que não concluíram os ensinos fundamental ou médio na idade certa e para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL)

Concurso Nacional Unificado (CNU)
Concurso Nacional Unificado (CNU) | Foto/Agência Brasil

A reaplicação do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) ocorre nos dias 29 e 30 de outubro, o que beneficia candidatos que buscam a certificação para os ensinos fundamental e médio.

Nesta terça-feira (29), a reaplicação vai ser para candidatos ao certificado de ensino fundamental.

Na quarta-feira (30), para aqueles que buscam a certificação do ensino médio.

A reaplicação se direciona a quem enfrentou problemas logísticos no dia da aplicação original ou apresentou sintomas de doenças infectocontagiosas na véspera do exame, conforme previsto no edital do Encceja.

Além disso, nestes mesmos dias, vai ser aplicada a edição para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL), para abranger aqueles que estão em estabelecimentos penais e socioeducativos.

Estrutura das provas

Como apontado pelo edital retificado do Encceja PPL 2024, as provas acontecerão em dois períodos: manhã e tarde.

No período da manhã, o exame ocorre de 9:00 às 13:00, enquanto à tarde, vai ser das 15:00 às 20:00.

Os candidatos ao certificado de ensino fundamental farão provas de ciências naturais e matemática no período da manhã, enquanto no período da tarde responderão a questões de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, redação, história e geografia.

Já para os candidatos do ensino médio, o exame da manhã aborda ciências da natureza e matemática.

À tarde, serão aplicadas provas de linguagens, redação e ciências humanas.

Divulgação dos resultados

Após a aplicação, os gabaritos oficiais serão disponibilizados no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a partir do dia 28 de outubro.

Sobre o Encceja

O Encceja beneficia jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir os ensinos fundamental ou médio na idade regular.

Com foco na avaliação dos conhecimentos adquiridos ao longo da vida, o exame mede aprendizados, competências, habilidades e saberes nas disciplinas exigidas pelo currículo escolar.

Sair da versão mobile