SpaceMercado

Engie (EGIE3) inicia implantação do conjunto Eólico Serra do Assuruá

Ativo inclui 28 quilômetros de linhas de transmissão que irão conectar o parque ao Sistema Interligado Nacional, que permite direcionar a energia gerada no local para todo o país

Fachada Engie - Divulgação
Fachada Engie - Divulgação

A Engie (EGIE3) comunicou a acionistas, investidores e ao mercado em geral iniciou a implantação do Conjunto Eólico Serra do Assuruá, no município de Gentio do Ouro, localizado a 600 quilômetros da capital Salvador, no centro-norte da Bahia (BA).

Após portaria ambiental emitida pelo INEMA (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia), em março deste ano, o empreendimento se encontra com avanço de 50% da supressão vegetal e topografia e 80% da fase de sondagem.

O empreendimento vai ser desenvolvido em fase única, com a capacidade instalada de 846 MW, em 24 parques eólicos com 188 aerogeradores.

O ativo inclui 28 quilômetros de linhas de transmissão que irão conectar o parque ao Sistema Interligado Nacional, que permite direcionar a energia gerada no local para todo o país.

A Engie projeta iniciar a operação comercial no segundo semestre de 2024.

Com máquinas de potência de 4,5 MW e aerogeradores que chegam a 165 metros de altura, a energia gerada vai ser direcionada para o Mercado Livre de Energia, ambiente de contratação na qual as empresas podem adquirir a energia diretamente das produtoras e escolherem a fonte de geração.

Sair da versão mobile