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Estudo aponta que os clubes brasileiros poderiam faturar três vezes mais com marketing

Segundo a Sports Value, os principais times do país não seguiram as tendências do marketing esportivo em 2021, por conta disso, as equipes não faturaram o máximo que podiam

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O mercado do futebol movimenta bilhões de reais apenas no Brasil, contudo, as equipes tupiniquins podem embolsar ainda mais dinheiro – pelo menos é isso o que aponta um relatório da Sports Value.

De acordo com a companhia, os principais clubes tupiniquins receberam cerca de R$ 871 milhões no ano passado apenas com publicidade, no entanto, esse valor poderia chegar a casa dos R$ 3,2 bilhões.

Segundo a Sports Value, os principais times do país não seguiram as tendências do marketing esportivo em 2021, por conta disso, as equipes não faturaram o máximo que podiam.

Para chegar a tal conclusão, a consultoria levantou as receitas de marketing, levando em consideração patrocínios e licenciamento de marca dos principais times do país em 2021, assim como dados revelados por balanços divulgados por agremiações e outros estudos realizados por companhias como Forbes e Deloitte.

Além disso, nas pesquisas realizadas pelo Sports Value, eles consideraram o PIB (Produto Interno Bruto) de nações, assim como o tamanho do mercado publicitário nesses locais e as receitas de marketing dos principais torneios de futebol do globo. 

Com isso, a consultoria conseguiu chegar a conclusão que o futebol brasileiro conta com o sétimo maior PIB entre as grandes competições de futebol do planeta, sendo o quinto mercado publicitário mais importante do globo neste sentido.

Mas, ainda assim, quando o assunto é a conversão dessa publicidade em lucro, o Brasil é apenas o 14º em receitas de marketing entre os principais campeonatos do mundo. 

Dessa forma, o relatório da consultoria aponta que mesmo o Brasil possuindo um mercado enorme e de grande relevância, os times têm angariado pouco dinheiro com o marketing.

Além disso, a pesquisa ressalta que levando em consideração o tamanho do mercado nacional, o faturamento das equipes brasileiras poderia ser de US$ 625 milhões (R$ 3,2 bilhões) anualmente somente com marketing.

Esse valor é 3,6 vezes maior ao que os R$ 871 milhões que os clubes conseguem com o setor atualmente.

"Está claro que os clubes são muito fracos e despreparados em marketing. Outros mercados muito menores e com menos importância superam o mercado brasileiro, casos de Portugal, México, Holanda", relata o sócio-diretor da Sports Value, Amir Somoggi. 

Vale lembrar, que nos últimos anos, o futebol nacional tem recebido um investimento massivo das plataformas de apostas esportivas, que atualmente estampam as camisas dos principais clubes do país, aumentando consequentemente o faturamento de diversas equipes que assinaram patrocínios milionários com essas operadoras.

Além disso, este mercado ainda está em ascensão e a expectativa é de que ele cresça ainda mais com as apostas na Copa do Mundo, que é o evento esportivo mais aguardado do ano. E nas plataformas listadas pelo sitedeapostasonline.net, o usuário além de encontrar bônus e promoções, tem acesso a uma análise detalhada das operadoras atuantes no Brasil. 

Falha

De acordo com Somoggi, os clubes do futebol nacional não lucram tanto quanto deveriam com marketing por conta de algumas falhas. Dentre elas, as equipes tendem a não investir muita energia para aumentar sua visibilidade.

Para o especialista, os times brasileiros precisam investir em inovação, tecnologia e desenvolvimento de marketing de conteúdo, para que dessa forma consigam aumentar o engajamento dos torcedores. Com essas estratégias, espera-se que os clubes consigam garantir para os fãs uma experiência que os emocione e divirta. 

"O foco deveria ser vender, abrir conta e ampliar o faturamento dos patrocinadores, para que eles possam, inclusive, pagar mais, com um investimento não só de publicidade, mas um investimento que deveria ser chamado de marketing para os clubes crescerem em outras frentes",  destaca Somoggi. 

Clube com a maior torcida do Brasil, o Flamengo registrou 867 milhõs de interações em suas redes sociais no ano passado. Contudo, o ganho com marketing neste mesmo período foi irrisório levando em conta este dado.

Isso porque a equipe teve um ganho de “somente” R$ 148 milhões com este nicho. Enquanto isso, o Bayern de Munique, da Alemanha, conseguiu arrecadar com marketing cerca de R$ 2 bilhões, uma diferença aterradora. 

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