Dave Clark, ex-chefe de varejo da Amazon, lançou nesta terça-feira (8), sua nova startup com foco em soluções de Supply Chain. A Auger, que já arrecadou um financiamento inicial de US$ 100 milhões, promete utilizar IA para auxiliar nas soluções de problemas de cadeias de suprimentos.
Depois de deixar o cargo de CEO da divisão de consumo global da Amazon em junho de 2022, posição que ocupou por mais de duas décadas, Dave Clark mudou-se para ingressar na empresa de logística Flexport. Com a missão de preparar a empresa para abrir capital, Clark assumiu como co-CEO e, mais tarde, como CEO, enquanto o fundador Ryan Petersen se tornou presidente executivo.
Problemas na Flexport
Na empresa, as coisas não saíram como planejado. Em setembro de 2023, o conselho da Flexport, liderado por Petersen, pressionou Clark a renunciar, acusando-o de má gestão. Clark afirmou que estava apenas tentando resolver problemas organizacionais “extensos”. Relatórios subsequentes apoiaram as alegações do executivo, mas o dano já estava feito, e ele saiu da empresa.
Novos começos
Como já dito, a Auger, que já arrecadou um financiamento inicial de US$ 100 milhões liderado pela firma de venture capital Oak HC/FT.A Auger está desenvolvendo uma ferramenta impulsionada por inteligência artificial para empresas dependentes de Supply Chain. Ela promete integrar as plataformas de gestão de inventário existentes para oferecer insights em tempo real.
“Durante minha carreira, vi de perto como cadeias de suprimentos falhas não afetam apenas empresas, mas milhões de pessoas: atrasos que impedem produtos de chegarem às prateleiras, falhas de comunicação que forçam funcionários a fazer horas extras, preços mais altos para os consumidores e ineficiências que contribuem para o aumento da pegada de carbono”, disse Clark.
Porém, Clark foi vago sobre o que exatamente a Auger está desenvolvendo. Ele mencionou somente que a plataforma “unifica” dados de Supply Chain para diferentes tipos de negócios.
Como funcionará a plataforma
A plataforma contará com um componente de chatbot: onde os usuários poderão “simplesmente perguntar” coisas como “Me dê informações sobre o inventário para o envio da próxima semana”, e a Auger fornecerá os dados “instantaneamente”.
Clark afirma que o diferencial da Auger será a integração de dados de várias fontes, usando IA e aprendizado de máquina para gerar insights dinâmicos e automatizados em tempo real. Ele acredita que a plataforma permitirá às equipes se concentrar em inovação em vez de tarefas manuais.
A demanda por tecnologia que ajude as organizações a entender suas cadeias de suprimentos está em alta. A falta de visibilidade das cadeias de suprimentos, juntamente com desafios globais crescentes, está causando grandes interrupções no transporte global.
A Auger, sediada em Bellevue, Washington, ainda não tem clientes nem receita, mas Clark promete divulgar mais informações sobre seu roadmap de produtos e marcos nos próximos meses.
“Nossa equipe fundadora é composta por solucionadores de problemas incansáveis, com um histórico comprovado de entrega de soluções transformadoras de cadeias de suprimentos em larga escala”…”Este é apenas o começo.”, disse ele.