Taxa de juros

Fed confirma promessa de Powell e sobe taxa de juros em 0,25 ponto percentual

Além do ritmo de aperto monetário, o Fed anunciou a redução do balanço da autoridade monetária

-
-

Por Leandro Manzoni e Jessica Melo, da Investing.com – O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) confirmou após dois dias de reunião de política monetária a alta na taxa de juros de 0% para 0,25%, conforme prometido pelo chairman do Federal Reserve, Jerome Powell, em depoimento ao Congresso na semana passada.

A decisão foi em linha com a expectativa de mercado, segundo o Monitor da Taxa de Juros do Fed do Investing.com.

O comunicado informa que o colegiado já contratou o ritmo de alta nas próximas reuniões:

"[O Comitê] antecipa que os próximos aumentos nesse ritmo [de 0,25%] é o mais apropriado."

Além do ritmo de aperto monetário, o Fed anunciou a redução do balanço da autoridade monetária. Após injetar trilhões de dólares na economia a partir da compra de títulos públicos e hipotecários em resposta à crise do coronavírus desde 2020, o Fed espera começar a vender no mercado esses ativos para enxugar o capital atualmente no mercado a partir da próxima reunião.

A decisão não foi unânime. James Bullard foi o único divergente e votou para que o aumento fosse maior, para 0,5%, conforme ele declarava em eventos antes da reunião.

Projeções Econômicas

O Fed agora prevê que sua taxa de referência suba para 1,9% em 2022, bem acima da previsão de 0,9% em dezembro, apontando para cerca de sete altas de 0,25%, mostrou o Resumo de Projeções Econômicas do Fed.

Matéria atualizada às 15h36 para acréscimo de informações

Sair da versão mobile