Eu sou de Humanas e odeio cálculos, mas, chegando ao final de mais um ano, acho importante olhar atentamente para as engrenagens que fazem a máquina dos nossos negócios funcionar. Nessa coluna semanal, quero destacar a importância de nos organizarmos com as obrigações contábeis até o final de 2023.
Eu já esqueci de entregar a declaração de IR da empresa, (que não é em março) e as gordas multas me pegaram em cheio! Portanto, hoje quero lembrar a todos que:
- – 1. Lucro a Ser Distribuído: O balanço financeiro da empresa não é apenas um conjunto de números; é a narrativa da nossa jornada empreendedora. Analisar o lucro a ser distribuído não é apenas uma formalidade, mas sim uma ferramenta valiosa para embasar decisões futuras. Neste último mês do ano, é bom entender a realidade dos ganhos, avaliar as despesas, e estar seguro de que cada centavo está contribuindo para o crescimento sustentável do nosso empreendimento. Tire um tempinho antes das festas para essa análise.
- – 2. Antecipação de Lucro: Muitos de nós recorremos à antecipação de lucro como uma estratégia financeira. Entretanto, compreender minuciosamente como essa antecipação impacta nossas finanças é mega importante. Evitar surpresas desagradáveis significa estar um passo à frente na construção do sucesso empresarial.
- – 3. Rentabilidade e Lucratividade: Faturamento é uma métrica importante, mas rentabilidade e lucratividade são as verdadeiras bússolas do nosso progresso. Uma empresa é verdadeiramente rentável quando o fluxo de caixa é positivo, sinalizando uma gestão financeira sólida. Lucratividade, por sua vez, emerge quando o ganho real é alcançado. Entender esses conceitos é fundamental para navegar as águas complexas do mundo dos negócios
E só para lembrar: Não deixe para janeiro, analise o balancete de sua empresa ainda este mês e verifique qual o lucro a ser distribuído, ou se houve antecipação do mesmo.
A opinião e as informações contidas neste artigo são responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, a visão da SpaceMoney.