A nossa saúde mental tão esquecida e necessária!

A senioridade nos traz muitas reflexões e entendimentos. Também compreendemos que ao longo dos anos cristalizamos várias emoções e sentimentos. Será que agimos certo? Cuidamos dos nossos traumas, dos nossos medos, das nossas raivas? Estar em constante felicidade é verdadeiro ou falso?

Desde os meus 43 anos, venho me fazendo esses questionamentos e sempre fui fã de fazer terapia, constelação familiar e outras ferramentas para cuidar das feridas da alma, do coração, da razão e do intelecto.

Estou sempre ávida por novidades e com muita surpresa positiva recebi o livro recém lançado EMOCIONAL-MENTE do autor Manoel Augusto Bissaco. Ele traz um novo olhar, esclarecimentos e explicações super compreensíveis sobre velhas dores humanas e o melhor: a solução delas.   

Autoconhecimento, desenvolvimento pessoal, inteligência emocional e terapia são nossos conhecidos, mas e os sentimentos ruins e mal compreendidos? O autor mergulhou no assunto e mostra as soluções. 

Os processos terapêuticos têm demonstrado a dificuldade que as pessoas enfrentam ao tentarem se relacionar com as emoções. Por outro lado, há a cobrança do 'Good vibes only', somente sentimentos positivos.

Para lidar com tudo isso, Bissaco escolheu trabalhar com as quatro emoções básicas: raiva, tristeza, medo e alegria. Sentir-se bem o tempo todo é irreal! E as emoções, mesmo as chamadas negativas, sao necessárias para a nossa sobrevivência.

Cada emoção tem uma função dentro de nós. É como se tivessemos vários departamentos por dentro. Um deles é a raiva, quem tem a função de preservar a nossa integridade física e emocional, o medo já ajuda na nossa necessidade de sobrevivência e assim por diante – lendo o livro, você saberá tudinho sobre essa sequência.  

As regras familiares e sociais também são abordadas pelo autor e principalmente a influência delas sobre os nossos comportamentos, como: 'engole o choro', 'homem não chora' e outras. Essas regras nascem conosco, elas já estão presentes na nossa vida intra-uterina.

Uma informação muito nova e necessária que Manoel traz é que emoções e sentimentos são reações quimicas, uma explosão de raiva dura, em média, 20 minutos. 

As evidências científicas completam a leitura descomplicada e palatável de forma atraente. Há tambem o relato de casos reais e atendimentos no consultório para que a pessoa consiga levar para o seu próprio mundo, para a sua realidade individual, sem esquecer dos exercicios e ilustrações que muito ajudam no processo também.

Serviço:
https://editoraappris.com.br/produto/emocionalmente-aprenda-a-se-relacionar-com-as-suas-emocoes-e-equilibre-a-sua-vida/

Também disponível na Amazon.
Eu recomendo.

A opinião e as informações contidas neste artigo são responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, a visão da SpaceMoney.

Sair da versão mobile