A Fitch reafirmou na quinta-feira (3) o rating em escala nacional da Alupar e de suas emissões de debêntures em AAA (bra) e o rating em escala internacional para moeda estrangeira em “BB”, e para moeda local em “BBB-“, e manteve a perspectiva estável para o rating em escala nacional e negativa para o rating em escala internacional, refletindo a perspectiva do rating soberano do Brasil (Teto-país).
De acordo com comunicado da agência de classificação de risco, a manutenção reflete o baixo risco dos negócios da companhia, associado à combinação de suas operações nos segmentos de transmissão e de geração de energia elétrica, assim como a positiva diversificação de sua base de ativos, o que dilui os riscos operacionais e regulatórios.
O relatório da Fitch também destacou que a alavancagem consolidada da Alupar deve diminuir gradativamente se nenhum novo projeto for adicionado.
“Considerando o atual portfólio de projetos em construção, a Alupar deve retornar a índices de crédito historicamente conservadores após aumento pontual da alavancagem líquida do grupo durante o forte ciclo de investimentos em 2019-2021. Isso se deve principalmente ao crescimento associado na geração operacional de caixa a partir de 2021 e menores investimentos (capex)”, informa o documento.
O gerente de RI da Alupar, Luiz Coimbra, destacou a importância da reafirmação do rating da companhia: “A manutenção do rating AAA, desde fevereiro de 2018, reforça nossa disciplina financeira e diferencia a Alupar no mercado de dívida local, permitindo acesso a diversas fontes de financiamentos, com as melhores taxas disponiveis, possibilitando manter uma estratégia de crescimento sustentável e geração de valor para os acionistas”.
A Alupar possui 7.929 km de linhas de transmissão e 821 MW de capacidade instalada.
Com informações de Original 123.