Crescimento de 58%

Futuro de Cupom de IPCA (DAP) atinge 1 milhão de contratos em aberto

O crescimento do produto foi impulsionado, sobretudo, pela busca do mercado por um instrumento complementar aos títulos público e privados atrelados a juros real

- William Iven via Unsplash
- William Iven via Unsplash

O Futuro de Cupom de IPCA (DAP), contrato negociado no ambiente de listado da B3, atingiu o marco de 1 milhão de contratos em aberto, equivalente a aproximadamente R$ 127 bilhões em valor nocional. Um crescimento de 58% em relação a 2020.

O crescimento do produto foi impulsionado, sobretudo, pela busca do mercado por um instrumento complementar aos títulos público e privados atrelados a juros real. Em 2021, o DAP registrou uma média de 21 mil contratos negociados por dia, equivalente a aproximadamente R$3 bilhões em volume financeiro.

Foram mais de 120 instituições negociando mensalmente este ativo, contribuindo para o atingimento do marco de 1 milhão de contratos em aberto nesta quarta-feira (15).

“Mesmo com a alta volatilidade de taxa de juros no Brasil em 2021, o DAP registrou forte crescimento, o que prova o amadurecimento do produto e sua consolidação no mercado. Para contribuir com o crescimento desse instrumento, recentemente, a B3 publicou o Programa de Incentivo para Fundos de Pensão, com o intuito de atrair novos clientes para o DAP. Acreditamos que as fundações são um segmento de investidor com alto potencial de uso do produto, já que possuem passivos atrelados a juros real”, afirma Felipe Gonçalves, gerente de Produtos da B3.

Versatilidade e eficiência

O Contrato Futuro de Cupom de IPCA (DAP) negocia a taxa de juro real, resultado da diferença entre a taxa DI e o IPCA, equivalente ao cálculo do cupom negociado de uma NTN-B.

O instrumento foi criado para trazer mais versatilidade e eficiência para o mercado de juros real e inflação, permitindo que investidores institucionais se protejam de riscos e troquem de exposições de forma simples.

O DAP é o equivalente ao Contrato Futuro de DI, mas para o juro real. A dinâmica do produto – mesmo sendo um contrato futuro – é bem semelhante à de um swap. Ao comprar uma posição no DAP, o investidor passa a ficar ativo no DI acumulado entre a data da compra e o vencimento do contrato e passivo em IPCA mais um cupom fixo, que é a taxa negociada no contrato.

Outra vantagem do contrato é a possibilidade de negociar posições direcionais, compradas ou vendidas, em inflação, inclusive de ano fechado. Os títulos públicos indexados à inflação são disponibilizados apenas com vencimentos em maio nos anos ímpares e agosto nos anos pares, de forma que o DAP ajuda a suprir a lacuna da negociação para o ano fechado, pois os contratos com vencimentos nos meses de janeiro estão disponíveis para negociação.

Sair da versão mobile