Processo fica mais rápido e certeiro

Games são utilizados como ferramentas de contratação em empresas

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O processo de contratação das empresas tem se tornado cada vez mais digital. Um dos motivos para essa tendência se acentuar desde 2020, claro, foi a Covid-19, mas não é o único. Há alguns anos as empresas estão percebendo que recursos digitais diminuem o tempo para achar o candidato ideal e são mais assertivos em selecionar perfis que se alinham à vaga. 

Agora, soluções de gamificação – utilização de jogos com objetivos diversos, como motivação ou capacitação – também estão ganhando a atenção dos RHs das empresas na hora de contratar e devem cada vez mais fazer parte da rotina de quem está procurando um emprego. 

Contratação mais rápida e certeira

A rede de escolas de inglês Minds Idiomas já usa da gamificação desde 2017 nos seus processos de ensino, empregando jogos online e de tabuleiro para complementar as aulas. A iniciativa foi tão positiva que, em 2019, a empresa passou também a utilizar o recurso nos processos seletivos. "Nossos funcionários e os candidatos à vaga, seja para subir de cargo ou quem está entrando, recebem a cartilha e o acesso na plataforma. Com isso, já começa a trilha de desafios, a cada desafio temos uma bonificação para os já contratados. Para quem está entrando, é feita a etapa do processo seletivo de acordo com cada área. Assim destacamos os perfis e selecionamos quem realmente tem a ver com o perfil da vaga e da empresa", diz Renato Garcia, Diretor publicitário da rede educacional.

Garcia destaca que ao inserir a gamificação aos processos seletivos houve ganhos em assertividade, otimização de tempo e geração de dados estratégicos. “Muitas vezes, abrimos uma vaga e somos inundados com muitos currículos e precisamos de horas para que eles sejam triados no RH. Com o game, essa etapa já é realizada automaticamente, otimizando o tempo dos recrutadores e da empresa. Selecionamos os perfis por meio de habilidades e competências sócio-emocionais, assim, a vaga é preenchida por quem realmente dá "match" conosco", explica o diretor.
 

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