O Carrefour (CRFB3) reportou um lucro líquido ajustado de R$ 766 milhões no 4º trimestre, a cifra representa uma queda de 13,5% na comparação ano a ano.
Na avaliação da Genial Investimentos, apesar de números mistos, os resultados vieram em linha com o esperado, com a companhia impactada por uma inflação consistentemente alta. O lucro líquido ajustado reportado pelo Carrefour ficou 0,7% abaixo das projeções da Genial, em R$ 771 milhões.
A corretora reiterou recomendação de compra para as ações de Carrefour, com preço-alvo de R$ 23,00 até o fim de 2022 – que reflete um potencial de valorização de 43,75% sobre o valor da ação no último fechamento de mercado (R$ 16,00).
Consolidada a receita bruta para o 4º trimestre, o Carrefour ganhou 0,4 ponto percentual no market share do varejo alimentar brasileiro. O congelamento de preços nos produtos de marca própria foi estrategicamente acertado, diz a Genial.
Em relação a receita líquida, a companhia reportou um crescimento de 5,2% no último trimestre, a R$ 21,8 bilhões. O número veio 3,4% abaixo do estimado pela Genial, que era em torno de R$ 22,6 bilhões.
A principal diferença entre os valores esperado e consolidado foi para o segmento Atacadão.
Na prévia de resultados publicada no dia 14 de fevereiro, a Genial já projetava uma desaceleração do crescimento para o atacarejo – inclusive apontava que a maior parte do crescimento de receitas do Atacadão viria da expansão de lojas deste segmento no período, o que foi confirmado após a divulgação do balanço.
A maior parte das receitas líquidas do Carrefour Brasil vem das operações de atacarejo – modelo de negócios em plena ascensão, onde os clientes economizam ao comprar um volume de produtos maior em detrimento de um menor preço.
Em uma comparação anual, o Atacadão aumentou sua participação nas vendas líquidas do grupo em 0,2 ponto percentual.
Mesmo diante de uma base comparativa difícil, o segmento continua sendo beneficiado pela (i) aceleração da expansão de lojas (abertura de 44 unidades em 2021) e pela (ii) forte queda na venda de produtos não-alimentares no modelo de hipermercado.
O EBITDA ajustado do 4º trimestre foi impactado por maiores custos na manutenção de seu programa de fidelidade despesas com energia e mão de obra. Na comparação anual, a margem EBITDA ajustada recuou 2,9 pontos percentuais – muito abaixo do que a Genial esperava.
Após a divulgação do balanço, o Carrefour atualizou suas projeções de sinergia operacional da aquisição do Grupo Big.
Anteriormente estimado em R$ 1,7 bilhão, a companhia revisou um adicional de 15% no EBITDA esperado até 2025. Agora, o Carrefour espera que o Grupo BIG contribua com um montante de R$ 2 bilhões nos próximos três anos após o fechamento do acordo.
Os ganhos são justificados pela (i) maiores ganhos de densidade, (ii) sinergia de compras e (iii) maior eficiência no controle de despesas e cadeia de suprimentos.
Por volta das 12:05, as ações CRFB3 avançavam 3,69%, a R$ 16,59.