O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) emitiu nesta segunda-feira (18) uma alerta de golpe relacionado à Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Trata-se de uma mensagem de SMS com uma “notificação extrajudicial” falsa que serve para capturar os dados da vítima e fazê-la realizar pagamentos fraudulentos. Veja:
Como funciona o golpe
A dinâmica da tentativa de golpe consiste no recebimento de mensagem via SMS que afirma que a CNH do condutor está com processo de suspensão em andamento. Ao acessar o suposto link de consulta, o cidadão é direcionado a uma página que imita o GOV.BR do Governo Federal.
Ao preencher os campos para fazer a consulta, o resultado mostra dados pessoais do condutor e supostas informações da infração cometida, além de valores e um campo com a opção “regularizar”. De acordo com o sistema falso, para liberar a sua CNH, o indivíduo deve fazer uma transferência PIX. Os valores costumam girar em torno de R$ 119 e R$ 193.
O Detran reforça que nenhum órgão do Governo solicita pagamentos ou dados por SMS. Os contatos realizados com condutores ou proprietários de veículos são realizados por meio de canais oficiais.
“A autarquia reforça que não encaminha mensagens sobre abertura de processos de suspensão ou cassação, tampouco com links para preenchimento de dados ou pagamento de débitos”, afirma o Detran, em nota.
Jamais clique no link disponibilizado na mensagem de texto.
Como verificar pendências como Detran
Para verificar se há algum processo de suspensão do direito de dirigir ou de cassação da sua CNH, o cidadão deve acessar o site do Detran na aba “Consulta de Pontuação CNH”.
Em casos de notificação de multa, o cidadão pode consultar as informações do veículo e verificar se há alguma multa cadastrada. Para isso, deve acessar o serviço “Consulta de Veículos”.
CNH Digital
CNH Digital Há também a opção de baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), onde será possível consultar possíveis infrações cometidas. A ferramenta permite que o cidadão faça adesão ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) para ser avisado quando houver uma nova infração registrada. Assim, o motorista começa a receber as notificações de infração e de penalidade exclusivamente de forma eletrônica.
Os contatos realizados com os condutores e proprietários de veículos são prioritariamente por meio de correspondências devidamente identificadas, na modalidade de Aviso de Recebimento (AR), enviadas via Correios. Inclusive, o procedimento para as notificações relacionadas às infrações autuadas pelo Detran e às penalidades de Suspensão e Cassação do Direito de Dirigir.
Para mais informações sobre como tirar a CNH, veja na matéria que apresenta o passo a passo deste procedimento, assim como o processo de renovação da sua Carteira de Motorista.