O Grupo Pão de Açúcar – GPA (PCAR3) informou que foi celebrada a transação de Sale and Leaseback mediante a assinatura de Instrumento Particular de Compromisso de Compra e Venda de Imóveis para Subsequente Locação e Outras Avenças.
No documento, são objeto à venda onze lojas próprias de supermercados do grupo a um fundo privado, cada uma composta por um ou mais imóveis devidamente identificados, com valor total de R$ 330 milhões, observado ainda que, ato contínuo à sua formalização, as partes celebrarão contratos de locação para cada um dos imóveis componentes das lojas.
Os contratos de locação serão celebrados com prazo inicial de quinze anos, com exceção de três lojas que serão locadas com prazo inicial de dezoito anos, renováveis por um prazo adicional de respectivo igual período.
Assim, assegura-se a continuidade das operações do GPA nas lojas em condições financeiras sustentáveis, com um cap rate inferior a 9%.
A operação faz parte do plano de redução da alavancagem financeira da companhia ao longo de 2023 e 2024, e contribui para a redução da dívida líquida e reforço da sua estrutura de capital.
Ainda dentro do contexto do plano de redução da alavancagem, a companhia espera:
- – i) concluir a venda de ativos não core;
- – ii) melhorias operacionais que resultarão na meta de margem EBITDA ajustada de 8,0% a 9,0% em 2024, conforme projeção divulgada por meio de fato relevante em 7 de dezembro de 2022;
- – iii) redução do excesso do estoque das lojas; e
- – iv) a venda na participação do Grupo Éxito após o processo de segregação em curso.