O Grayscale Ethereum Trust (ETHE), que acompanha o preço do Ethereum (ETH), atingiu a paridade com seu valor patrimonial líquido (VPL) na quarta-feira (3) antes do feriado do Dia da Independência dos EUA.
O ETHE, negociado em bolsa desde 2017, vinha sendo negociado com desconto em relação ao VPL desde meados de 2019. Devido à impossibilidade de resgate direto em Ethereum, as ações do ETHE apresentam desconto.
No entanto, a partir do final de 2022, com a crescente especulação sobre a aprovação de ETFs de Ethereum à vista pela Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), o desconto do Ethereum Trust começou a diminuir. Em janeiro de 2024, a aprovação do primeiro ETF de Bitcoin à vista impulsionou ainda mais a expectativa em torno dos produtos similares para o Ethereum.
Em 23 de maio de 2023, a SEC deu um passo crucial ao aprovar oito formulários 19b-4 para ETFs de Ethereum à vista de diversos gestores de ativos. Entre os que estão procurando a negociação incluem BlackRock, Fidelity, Bitwise, VanEck, Ark Invest, Invesco, Franklin Templeton e Grayscale.
Embora a aprovação final dos ETFs à vista ainda dependa da efetivação das declarações de registro S-1 pelos emissores, a expectativa é que a negociação desses produtos comece nas próximas semanas.
Atualmente, o Ethereum Trust detém aproximadamente US$ 9,5 bilhões em ativos sob gestão, de acordo com dados da Grayscale.