Oferta pública inicial

Hora de malhar: Eleven recomenda entrada no IPO da Smart Fit

O período de reserva para a oferta começou no dia 29 de junho e vai até 8 de julho

- Danielle Cerullo/ Unsplash
- Danielle Cerullo/ Unsplash

A Eleven Research recomendou a entrada no IPO (oferta pública inicial) da rede de academias Smart Fit, em relatório divulgado nesta terça-feira (6). Segundo os analistas Eric Huang e Tales Granello, que assinam o documento, um dos principais pontos para a recomendação é a liderança da Smart Fit no mercado de academias "High Value Low Price" (alto volume, baixo preço, em português) na América Latina, "com um longo histórico de execução da estratégia de expansão orgânica e inorgânica".

Entre as oportunidades destacadas no texto, está a capilaridade e força da marca da empresa. De acordo com a Eleven, apesar de o modelo de negócios em que a Smart Fit atua não possuir barreiras de entrada, a capilaridade e escala da sua rede não poderiam ser replicadas com facilidade em um curto período de tempo.

Além disso, na visão dos analistas, essa capilaridade dificulta que uma nova rede se instale em determinadas áreas onde a companhia já esteja estabelecida. Com isso, eles enxergam a Smart Fit com uma "elevada capacidade" de manutenção de sua liderança de mercado.

Outro ponto positivo citado no relatório é a capacidade da rede de academias em manter seu crescimento orgânico. Segundo a Eleven, entre 2011 e 31 de março de 2021 a empresa saiu de 55 unidades para 928, uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 36%. No número de clientes, a alta também chama atenção: o CAGR é de 40,6%, saltando de 120 mil clientes para 2,8 milhões.

"Como demonstram os números, a empresa conseguiu aliar um forte movimento de expansão de unidades a uma captura ainda maior de clientes, com um bom trabalho de captação e também de maturação das unidades. Desta forma, esperamos que os próximos anos sejam de continuidade da estratégia da empresa", escreveram os analistas no relatório.

Já entre os principais riscos para a tese de investimentos, a casa de análise destaca a elevada alavancagem financeira da empresa: "em decorrência dos efeitos da pandemia a Smarfit precisou recorrer a waivers [pedido de perdão ou adiamento de uma dívida] junto a seus credores, uma vez que havia ultrapassado os limites dos covenants [contratos de empréstimos]".

Outro risco destacado no documento se refere ao acirramento da concorrência, já que, segundo a Eleven, não existem barreiras de entrada "significativas" para o segmento no qual a companhia está inserida. 

Informações sobre o IPO

O período de reserva para o IPO da Smart Fit começou no dia 29 de junho e vai até 8 de julho. A estreia na bolsa está prevista para 14 de julho, sob o código SMFT3.

A empresa definiu o intervalo indicativo de preço por ação entre R$ 20 e R$ 25, e a precificação está prevista para ocorrer em 12 de julho. A operação pode levantar até R$ 3,4 bilhões, considerando todos os lotes e o teto da faixa indicativa.

O IPO é primário, ou seja, os recursos captados vão para o caixa da empresa.

*O período de reserva para o IPO vai até o dia 8 de julho, e não no dia 9 de julho, como havia sido escrito anteriormente

Sair da versão mobile