Bolsa

Ibovespa ainda tem espaço para crescer mais, diz analista

Para ele, setor financeiro pode puxar novas altas do índice

- Jcomp/Freepik
- Jcomp/Freepik

Recentemente, o Ibovespa, principal índice acionário da B3, bateu diversos recordes consecutivos, chegando a casa dos 130 mil pontos. O movimento de alta contínua abriu espaço para diversas discussões de até onde o índice poderia chegar. Para Beto Assad, analista de ações e consultor financeiro para o Kinvo, o Ibovespa ainda tem espaço para continuar subindo.

"Apesar de muita gente considerar que está caro o Ibovespa, ainda dá para pescar algumas coisas interessantes. Acredito que a Ibovespa tenha, sim, espaço para continuar seu movimento de alta, apesar que, estar cada vez mais arriscado, já que está rompendo topos históricos de maneira consecutiva nas últimas duas semanas", explica o especialista.

Na visão dele, o setor que teve papel fundamental nas altas recentes do Ibovespa foi o de commodities, principalmente relacionado ao minério de ferro, já que a Vale (VALE3) tem uma grande participação no índice.

"A Petrobras vai trabalhando muito bem também acompanhando o preço do barril de petróleo. Nós temos espaço ainda para outros setores que ainda estão devendo uma recuperação mais consistente", diz.

"Já tem muita gente especulando Ibovespa na casa dos 140 mil pontos esse ano, e outro setor que pode ajudar nessa alta também, é o setor de consumo/verejo, que vem apanhando um pouco nesse primeiro semestre em vista do final do ano passado, com bons resultados puxado pelo e-commerce", completa.

Novas altas?

Assad também pondera que novas altas do Ibovespa podem estar associadas a performance de empresas do setor financeiro, que, conforme apresentem bons resultados, podem puxar o índice e fazer com que ele alcance novas máximas.

"O índice das empresas do setor financeiro, os bancos do setor de varejo ainda têm espaço para crescer, é um setor que vem sofrendo, ao longo dos últimos meses, com a concorrência, taxa de juros muito baixas que prejudica a rentabilidade dos bancos", explica.

"Além disso, cada vez mais fintechs e bancos digitais estão entrando nesse setor, mas sabemos que os grandes bancos têm caixa e estrutura para continuar entregando resultados muito interessantes. A partir do momento que esses bancos mostrarem uma recuperação mais consistente, o Ibovespa pode continuar alçando novos voos".

*Com informações de Oliver Press

Sair da versão mobile