Ibovespa
O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, operava baixa durante o pregão desta quinta-feira (12). O rali global entrou em pausa com os riscos renovados pelo avanço do coronavírus nos EUA e Europa.
Por volta das 12h05, as perdas eram de 0,83%, aos 103.942 pontos.
O dólar operava em leve alta. A moeda norte-americana tinha valorização de 0,07%, cotada a R$ 5,419.
Veja os fatores que influenciam os mercados hoje:
Mercados internacionais
Ásia (encerrados)
- Nikkei 225 (Jap): 0,68% ↑
- Shangai Composite (Chi): 0,11% ↓
Europa
- DAX 30 (Ale): 1,18% ↓
- FTSE 100 (Ing): 0,99% ↓
- CAC 40 (Fra): 1,51% ↓
Estados Unidos
- Dow Jones: 0,66% ↓
- S&P 500: 0,42% ↓
- Nasdaq: 0,44% ↑
Coronavírus
Depois da empolgação com a vacina, os mercados começam a precificar o avanço da doença nos Estados Unidos. Segundo a Jonhs Hopkins, foram 136 mil novos casos de covid-19, com 62 mil hospitalizações. Na Europa, onde países como a França já estão em lockdown, ao total, 300 mil pessoas da doença, segundo levantamento da Reuters.
Nos EUA
A transição de poder para Joe Biden é fonte de preocupações, com Donald Trump insistindo em questionar judicialmente as eleições. Além disso, o atual governo republicano se negou a fornecer documentos importantes para a equipe de transição.
Balanços
Hoje, uma série de resultados do 3º trimestre é esperada depois do fechamento: Even, Arezzo, C&A, Sabesp, B3, BR Malls, Bradespar, Centauro Copel, Eneva, EzTec, Grupo Soma, Marfrig, Natura, Randon, Sulamérica, Vivara, Trisul, Banco Inter, Cosan, CPFL Energia e Cyrela.
Em Brasília
Com as eleições municipais no domingo, o governo se mobiliza para a retomada de atividades no Legislativo. O líder Ricardo Barros reuniu uma pauta econômica para ser discutida na Câmara a partir de terça. As prioridades incluem a autonomia do Banco Central e o programa Casa Verde e Amarela, mas ainda sem novidades sobre o novo programa de assistência social, o chamado Renda Cidadã.