Ibovespa
O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, fechou o pregão desta quarta-feira (18) em baixa.
Ao final da sessão, as perdas foram de 0,91%, aos 106.267 pontos.
O dólar teve valorização de 0,13%, cotada a R$ 5,336.
Veja os fatores que influenciaram os mercados hoje:
Mercados internacionais
Ásia (encerrados)
- Nikkei 225 (Jap): 1,10% ↓
- Shangai Composite (Chi): 0,22% ↑
Europa (encerrados)
- DAX 30 (Ale): 0,52% ↑
- FTSE 100 (Ing): 0,31% ↑
- CAC 40 (Fra): 0,52% ↑
Estados Unidos (encerrados)
- Dow Jones: 1,16% ↓
- S&P 500: 1,16% ↓
- Nasdaq: 0,69% ↓
Nos EUA
A recuperação econômica americana ainda tem “um longo caminho pela frente” de acordo com Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, o banco central dos EUA. A declaração de Powell foi feita na última terça-feira (17), durante sua participação em um evento. Ele afirmou ainda que o crescimento nas infecções pelo novo coronavírus, que estão em alta em todos os 50 estados norte-americanos, preocupam.
Indicadores
Na agenda de indicadores, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou a segunda prévia do IGP-M para novembro. O indicador, usado em reajustes nos contratos de aluguel, voltou a acelerar e registrou 3,05% contra 2,92% no mesmo período de outubro. O Banco Central divulgou nesta quarta-feira (18) números do fluxo cambial estrangeiro até 13 de novembro deste ano. O dado dimensiona o fluxo de dólares de investidores estrangeiros no Brasil nos dias que se seguiram a vitória do democrata Joe Biden nas eleições norte-americanas.
Em Brasília
Os investidores continuaram atentos às votações que devem acontecer no Congresso. Conforme informado ontem pelo Estadão, as reformas econômicas de maior peso não voltarão a pauta antes do segundo turno das eleições municipais. De acordo com o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, as mudanças no programa Renda Cidadã também devem ser anunciadas apenas após o fim do pleito municipal. A fonte de recursos do programa, uma das preocupações do mercado financeiro, segue sem indicações.