O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, operou em alta ao longo do dia durante o pregão de terça-feira (19), com a cautela trazida pelas tensões entre EUA e China e expectativa pelo discurso do Fed. Mas por volta das 16h30, o índice acumulava perdas de 0,17%, aos 81.054,10 pontos.
Após o movimento de queda ontem, o dólar voltava a ter força ante o real. A moeda norte-americana registrava valorização de 0,18%, cotada a R$ 5,732.
No estado de São Paulo, há a antecipação de feriados entre amanhã e segunda-feira, com a intenção de aumentar o isolamento social sem decretar lockdown. Apesar do feriado prolongado, a B3 confirmou durante a tarde que manterá o calendário de negociações original. Mais cedo, entidades pediram à bolsa brasileira a não interrupção dos negócios.
Veja os principais fatores que influenciam o mercado financeiro na sessão de hoje:
Mercados internacionais
No Japão, o Nikkei 225 fechou com alta de 1,49%. Já a bolsa de Xangai encerrou a sessão com ganhos de 0,81%.
Na Europa, DAX 30 ganhou 0,15% e FTSE 100 teve queda de 0,77%. CAC 40 perdeu 0,89%.
Nos Estados Unidos, Dow Jones caía 0,87%, S&P 500 perdia 0,33% e Nasdaq subia 0,19%.
Coronavírus
Com mais de 16 mil óbitos e 256 mil casos, o Brasil começa a adotar o lockdown, com permissão apenas de deslocamentos essenciais. O estado do Amapá implementa a medida a partir desta terça-feira, 19, com o prazo de 10 dias. Cidades como Belém, no Pará, e outras no Ceará, Maranhão, Pernambuco e Rio de Janeiro também já operam com a restrição máxima.
No cenário internacional, as reaberturas econômicas de diversos países europeus animou os mercados ontem. As informações de que os primeiros testes de uma vacina contra o novo coronavírus, desenvolvida pela empresa Moderna, tiveram bons resultados também trouxeram otimismo.
EUA x China
A briga entre Estados Unidos em China ganhou novo capítulo com a mudança nas regras de IPO da Nasdaq, que dificultou a entrada de empresas chinesas na bolsa de tecnologia norte-americana.
Balanços
Após o fechamento dos mercados hoje, o banco Inter divulga seus resultados para o primeiro trimestre de 2020.
Jerome Powell
As atenções se voltaram hoje para mais um pronunciamento de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve. Ele depôs hoje pela manhã no Senado dos EUA sobre as medidas econômicas durante a pandemia. Sua última fala, no domingo, deu o tom para os mercados no começo da semana.
Com o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, fala sobre os programas de empréstimo de emergência, que já somam US$ 3 trilhões. Powell afirmou que talvez seja preciso fazer “ainda mais”, e que as ações do Fed dependerão do ritmo da reabertura econômica.
Em Brasília
O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, afirmou que decidirá até sexta-feira se divulgará o vídeo da reunião apontada por Sérgio Moro como prova de que Jair Bolsonaro tentou interferir na Polícia Federal. Além disso, o Ministério Público vai investigar a possibilidade aventada pelo empresário Paulo Marinho de que Flávio Bolsonaro foi avisado com antecedência sobre uma operação que mirava seu assessor, Fabrício Queiroz, em 2018.