O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, operava em alta o pregão desta segunda-feira (7).
Por volta das 15h12, os ganhos eram de 0,51%, aos 130.786 pontos.
O dólar tinha valorização de 0,09%, cotado a R$ 5,040.
Veja os fatores que influenciam os mercados hoje:
Mercados internacionais
Ásia (encerrados)
Nikkei 225 (Jap): 0,27% ↑
Shanghai Composite (Chi): 0,21% ↑
Europa (encerrados)
DAX 30 (Ale): 0,10% ↓
FTSE 100 (Ing): 0,12% ↑
CAC 40 (Fra): 0,43% ↑
EUA
Dow Jones: 0,47% ↓
S&P 500: 0,26% ↓
Nasdaq 100: 0,11% ↓
Boletim Focus
Na manhã desta segunda-feira, 31, o Banco Central (BC) divulgou o Boletim Focus, produzido a partir de consultas com economistas de mais de 100 instituições financeiras.
A previsão da taxa Selic, que estava prevista para terminar o ano em 5,75%, foi mantida.
A estimativa para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2021 saltou de 3,96% para 4,36%, de acordo com o material.
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, passou de 5,31%, reportados na semana passada, para 5,44%. Com meta de 3,75%, pode variar de 2,25% a 5,25%.
O dólar se mantém em R$ 5,30, sem alterações em relação às expectativas do mercado reportadas na semana passada.
Vacinas
Recebe atenção dos investidores a adoção, pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), de um meio termo para liberar a importação das vacinas Sputnik e Covaxin. Por meio da aprovação, o Brasil deve ser capaz de levantar informações de eficácia e qualidade que, até agora, os laboratórios não forneceram.
Crise hídrica
O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) declarou que as medidas preventivas que adotou vão garantir o abastecimento de energia no Brasil neste ano.
BNDES e Eletrobras
As recentes mudanças na diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) não alteram os planos da instituição para a privatização da Eletrobras. O presidente do banco, Gustavo Montezano, afirmou ao Valor que mantém o objetivo de levar a Eletrobras a mercado entre dezembro e fevereiro do ano que vem.
O BNDES promoveu a integração da gestão da Fábrica de Projetos, mais as diretorias de Privatizações e de Infraestrutura, PPPs e Concessões, na nova diretoria de Concessões e Privatizações, sob o comando de Fabio Abrahão.
A Diretoria de Crédito e Garantias do BNDES será substituída pelas diretorias de Crédito a Infraestrutura, sob gestão de Petrônio Cançado, e de Crédito Produtivo e Socioambiental, chefiada por Bruno Aranha.
G7
O G7 concordou, no fim de semana, em uma taxa mínima de imposto corporativo global de pelo menos 15% como parte de um acordo mais amplo sobre como tributar empresas multinacionais como Amazon (NASDAQ:AMZN) (SA:AMZO34) e Google (NASDAQ:GOOGL) (SA:GOGL34).
“As sete nações industrializadas mais importantes hoje apoiaram o conceito de tributação mínima para empresas. Isso é uma notícia muito boa para a justiça fiscal e uma má notícia para os paraísos fiscais em todo o mundo”, disse o ministro das Finanças alemão, Olaf Scholz.
Este acordo histórico, em andamento há oito anos, marca um grande passo na reescrita de um sistema global que muitos disseram permitir que grandes empresas economizem bilhões de dólares em contas fiscais mudando jurisdições. O acordo abre caminho para taxas sobre as multinacionais em países onde elas ganham dinheiro, em vez de apenas onde estão sediadas.
Covid-19
O número de casos de pessoas infectadas com o novo coronavírus subiu para 16.947.062. Em 24 horas, até às 17:30 de ontem (6), as autoridades de saúde confirmaram 39.637 novos diagnósticos positivos da doença.
Já o total de mortes em função da covid-19 subiu para 473.404. Foram acrescidos às estatísticas 873 novos óbitos.
Os dados da vacinação atualizados não foram informados pelo Ministério da Saúde.
Com informações da Agência Brasil e da Investing.com