O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, encerrou o pregão desta quinta-feira (10) em alta. Os resultados de hoje foram marcados pelas disparadas nos preços do minério e do petróleo. Já o dólar fechou no valor mais baixo desde junho.
Ao final da sessão, os ganhos foram de 1,80%, aos 115.037 pontos.
O dólar teve forte desvalorização de 2,63%, cotado a R$ 5,173.
Veja os fatores que influenciaram os mercados hoje:
Mercados internacionais
Ásia (encerrados)
Nikkei 225 (Jap): 0,23% ↓
Shangai Composite (Chi): 0,03% ↑
Europa (encerrados)
DAX 30 (Ale): 0,33% ↓
FTSE 100 (Ing): 0,54% ↑
CAC 40 (Fra): 0,05% ↑
Estados Unidos (encerrados)
Dow Jones: 0,23% ↓
S&P 500: 0,13% ↓
Nasdaq: 0,30% ↑
Vacinas
O ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, voltou atrás em sua afirmação de que a Anvisa demoraria até 60 dias para aprovar uma vacina contra a Covid-19. Na última quarta-feira (9), em entrevista à CNN Brasil, Pazuello declarou que a imunização poderá começar ainda em dezembro ou janeiro caso a agência conceda autorizações emergenciais de uso e fabricantes adiantem a entrega de lotes encomendados.
Na Europa
Na manhã desta quinta-feira (10), o Banco Central Europeu (BCE) anunciou a ampliação dos incentivos monetários no bloco até que a economia na Zona do Euro indique melhores sinais de recuperação e a inflação fique próxima de 2%. O PEPP (Programa de compra de emergência para a pandemia, na sigla em inglês) aumentou em 500 bilhões de euros. No total, o programa tem 1.85 trilhão de euros em compras de títulos públicos.
Nos EUA
As ações de tecnologia sofrem os efeitos da abertura de uma investigação nacional contra o Facebook pela formação de monopólio nos Estados Unidos. O processo, que envolve a cooperação da maioria dos estados norte-americanos, tem como objetivo fazer com que a gigante venda duas de suas maiores aquisições, o Instagram e o WhatsApp, e, desta forma, deixe de controlar três das redes sociais mais utilizadas no mundo.
Selic
O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC), divulgou, no final da tarde de ontem (9), a manutenção da taxa básica de juros do Brasil, a Selic, em 2% ao ano, sua mínima histórica. A decisão está de acordo com a expectativa dos especialista e a surpresa ficou por conta da sinalização do fim do forward guidance, uma espécie de previsibilidade oferecida ao mercado a respeito do patamar mais baixo dos juros.
Em Brasília
A movimentação dos parlamentares brasileiros na disputa pela presidência do Senado e da Câmara dos Deputados chama a atenção dos investidores. Com o apoio do presidente Jair Bolsonaro, Arthur Lira (PP-AL) lançou sua candidatura na última quarta-feira (9). Além de Bolsonaro, o deputado conta com o apoio dos partidos Progressistas, PSD, PL, Solidariedade, Avante, Patriota, PROS e PSC. Do outro lado, o atual presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) tenta emplacar um sucessor ao formar um bloco com os partidos PSL, MDB, PSDB, Cidadania e PV.