Ibovespa
O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, operava com alta durante o pregão desta quarta-feira (4). Assim como os mercados internacionais, os investidores locais estão de olho no resultado das eleições presidenciais nos EUA.
Por volta das 17h02, os ganhos eram de 2,25%, aos 98.142 pontos.
Com o maior apetite ao risco, o dólar caía. A moeda norte-americana tinha desvalorização de 1,7%, cotada a R$ 5,663.
Veja os fatores que influenciam os mercados hoje:
Mercados internacionais
Ásia (encerrados)
- Nikkei 225 (Jap): 1,72% ↑
- Shangai Composite (Chi): 0,19% ↑
Europa (encerrados)
- DAX 30 (Ale): 1,95% ↑
- FTSE 100 (Ing): 1,67% ↑
- CAC 40 (Fra): 2,44% ↑
EUA
- Dow Jones: 2,08% ↑
- S&P 500: 2,77% ↑
- Nasdaq: 4,58% ↑
Nos EUA
A contagem para eleições presidenciais norte-americanas se arrastou durante a madrugada. A eleição ainda não está definida, mas o republicano Donald Trump foi ao Twitter para declarar vitória. O adversário, o democrata Joe Biden, afirmou que a declaração é ultrajante. Com a contestação legal prometida pelo atual presidente, o resultado final pode demorar dias.
Balanços
Depois do fechamento, é a vez de Alpargatas, EcoRodovias, Ultrapar e BR Properties de divulgar os números do 3º trimestre. Banco Pan, Banco ABC, Hering e d100 também publicam balanços hoje, mas o horário não foi confirmado.
Em Brasília
Ontem, o Senado Federal aprovou o texto-base da proposta de autonomia formal do Banco Central. O projeto torna o BC uma autarquia, sem ligação direta com o governo federal, mas ainda subordinada ao Poder Executivo. Ou seja, seria uma condição diferente da independência, outro debate em torno da instituição.