SpaceNews

Ibovespa vai aos 130 mil pontos neste ano, diz XP

Queda de juros de longo prazo, desaceleração da inflação e a aprovação do arcabouço fiscal apoiam tese, destaca a analista Jennie Li

- Anna Nekrashevich
- Anna Nekrashevich

Na quarta-feira, dia 7 de junho, o Ibovespa subiu 0,8% e fechou em 115.488 pontos, seu maior patamar desde novembro de 2022. Enquanto isso, o dólar fechou em R$ 4,92, mas, ao longo do dia, chegou a tocar os R$ 4,90 com otimismo de investidores após a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) referente ao mês de maio.

A inflação medida pelo IPCA de maio veio em 0,23% mês a mês, valor abaixo da expectativa do time de Economia da XP Investimentos (0,29%) e abaixo do consenso de mercado também (0,33%).

Na variação anual, o índice de inflação recuou para 3,94% dos 4,18% de abril.

De acordo com Jennie Li, estrategista de ações da casa, a queda de juros de longo prazo – por sua vez, impulsionada por dados de inflação em desaceleração -, além de menores riscos fiscais após a aprovação do novo arcabouço pelo Congresso Nacional, são os três principais motivos que elevam as projeções para que o Ibovespa encerre o ano aos 130 mil pontos.

Antes, analistas esperavam que o principal índice acionário da Bolsa viesse aos 128 mil pontos.

Sair da versão mobile