Inflação

Inflação: IPCA avança 0,24% em outubro, abaixo do consenso, mostra IBGE

Analistas indicam que cenário é favorável para Banco Central seguir reduzindo a taxa básica de juros

- Divulgação
- Divulgação

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) avançou 0,24% em outubro, uma desaceleração na comparação com o mês anterior, que registrou alta de 0,26%.

O resultado foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (10). A mediana das expectativas do mercado, segundo a Bloomberg, era de alta de 0,29%.

As passagens aéreas tiveram a maior influência para o resultado do mês, com alta de 23,70%, maior contribuição individual (0,14 p.p.) no índice.

No acumulado de 2023, a inflação é de 3,75% e, nos últimos doze meses, houve um avanço de 4,82%.

Para Rafael Costa, analista e integrante do time de estratégia macro da BGC Liquidez, o resultado de outubro foi favorável. 

"Nesse primeiro olhar o resultado de hoje confirmou os bons detalhes que foram registrados no IPCA-15 de outubro em relação aos segmentos mais acompanhados/destacados pelo Banco Central para avaliação do processo desinflacionário", explica. 

Na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), a decisão foi por mais um corte de 0,50 p.p. na taxa básica de juros, Selic, a 12,25% ao ano. 

Para o economista-chefe da Suno Research, Gustavo Sung, o IPCA corrobora para um cenário de inflação controlada. "Esse contexto dá segurança para que o Banco Central continue realizando cortes na taxa de juros", pontua.

Sair da versão mobile