Indicadores Econômicos

Inflação medida pelo IPC-S fica em 0,53% e acumula alta de 9,63% em 12 meses, diz FGV

Categorias de alimentação, vestuário, saúde e cuidados pessoais registraram alta na primeira quadrissemana de janeiro de 2022

- Foto: PhotoMIX Company / Pexels
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IPC-S da primeira quadrissemana de janeiro de 2022 variou 0,53% e acumula alta de 9,63% nos últimos 12 meses. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Nesta apuração, quatro das oito classes de despesa componentes do índice registraram decréscimo em suas taxas de variação.

A maior contribuição para o resultado do IPC-S partiu do grupo Transportes cuja taxa de variação passou de 0,28%, na quarta quadrissemana de dezembro de 2021 para -0,08% na primeira quadrissemana de janeiro de 2022.

Nesta classe de despesa, cabe mencionar o comportamento do item gasolina, cujo preço variou -1,16%, ante -0,36% na edição anterior do IPC-S.

Também registraram decréscimo em suas taxas de variação os grupos: Habitação (1,10% para 0,91%), Despesas Diversas (0,11% para 0,09%) e Educação, Leitura e Recreação (0,56% para 0,51%).

Nestas classes de despesa, vale destacar o comportamento dos itens: tarifa de eletricidade residencial (3,06% para 2,22%), alimentos para animais domésticos (0,73% para 0,50%) e passagem aérea (2,84% para -2,13%).

Em contrapartida, os grupos Alimentação (0,72% para 1,00%), Vestuário (0,97% para 1,36%) e Saúde e Cuidados Pessoais (0,21% para 0,26%) apresentaram avanço em suas taxas de variação.

Nestas classes de despesa, vale citar os itens: frutas (9,34% para 11,70%), roupas femininas (1,04% para 1,78%) e artigos de higiene e cuidado pessoal (0,27% para 0,52%).

O grupo Comunicação repetiu a taxa de variação de -0,08% registrada na última apuração.

As principais influências partiram dos itens: combo de telefonia, internet e TV por assinatura (-0,16% para -0,12%), em sentido ascendente, e serviços de streaming (0,78% para 0,19%), em sentido descendente.

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