Nesta terça-feira (26), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará o Índice de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15) sobre o mês de setembro.
A prévia da inflação ficou em 0,28% em agosto, 0,35 ponto percentual (p.p.) acima da taxa registrada em julho (-0,07%). Para o resultado deste mês, a BGC Liquidez espera um avanço de 0,42%. A mediana das expectativas da Bloomberg e do Broadcast fica em +0,38%.
A BGC projeta uma alta de 1.48% na comparação mensal para preços monitorados e de 0.06% m/m para os livres, sendo: (i) -0.86% de alimentação, (ii) +0.36% nos serviços e (iii) +0.20% de industriais.
"Esperamos que os preços dos alimentos registrem deflação de 0.86% m/m nessa divulgação (ante -0.99% em agosto). Se essa leitura for confirmada, será mais uma deflação bastante forte para o padrão do período", aponta Rafael Costa, analista e integrante do time de estratégia macroeconômica da BGC Liquidez.
Além disso, acasa também aponta que, no cenário de curto prazo, a preocupação continua sendo a "elevada" defasagem entre o preço de venda do diesel praticado pela Petrobras (PETR3;PETR4) em suas refinarias e as referências internacionais.