Termina na próxima quinta-feira (11) o período de reserva de ações para o IPO (Oferta Pública Inicial, da sigla em inglês) da Eletromidia (ELMD3), líder brasileira no mercado de mídia OOH (Fora de Casa, da sigla de inglês). As casas de análise Suno Research e Eleven Financial Research estudaram a oferta e não recomendaram a entrada dos investidores.
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Com preço médio estimado de R$ 20,40 por ação, de acordo com a faixa indicativa, a empresa poderá obter cerca de R$ 868 milhões com a operação e tem estreia prevista para 17 de fevereiro na B3, a bolsa brasileira.
Cerca de 77% dos recursos levantados com a parcela primária da oferta serão destinados a projetos de expansão orgânica que já estão em andamento. O percentual restante irá para novas aquisições e concessões e investimento em tecnologia.
Em seu relatório de início de cobertura, divulgado no domingo (7), a Eleven afirma que uma das principais vantagens competitivas da Eletromidia está em sua liderança no mercado de painéis digitais. “Sua escala permite que a empresa tenha uma carteira de clientes bastante diversificada e não seja dependente de alguns poucos”, explica.
Além da liderança, a Suno cita, em relatório divulgado na última terça-feira (9), que o segmento de OOH brasileiro ainda é muito fragmentado. Este é um cenário positivo para a empresa, pois “pode representar boas oportunidades de crescimento via fusões e aquisições, consolidando a indústria.”
Contudo, a Eleven destaca que, mesmo com o “amplo portfólio de mídias digitais”, a empresa sofreu redução de receita e impactos na rentabilidade em 2020 que deixaram dúvidas sobre a velocidade da sua recuperação em 2021.
Levando em conta este cenário e os riscos que novas soluções digitais trazem para a indústria de publicidade, a Suno acredita que “o preço médio da faixa indicativa não condiz com o crescimento e a rentabilidade esperados no futuro” e não indica a participação no IPO.
A Eleven acrescenta que a Eletromidia negocia a prêmios “bastantes elevados” na comparação com pares internacionais dos múltiplos de receita e Ebtida (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização, da sigla em inglês) em 2021 e 2022 e também não recomenda a operação.
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