Na última segunda-feira, 21 de agosto, a Isa CTEEP (TRPL4) informou o início da operação comercial do projeto Triângulo Mineiro, que pertence a IEMG, subsidiária 100% ISA CTEEP, com 20 meses de antecipação em relação ao prazo estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Desta forma, a companhia energiza parcialmente e passa a ser remunerada pelo lote 7 do leilão de transmissão 002/2019, realizado em dezembro de 2019, ao obter do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), na mesma data, o Termo de Liberação de Receita (TLR) de parcela significativa da sua operação.
O projeto Triângulo Mineiro localiza-se no estado de Minas Gerais (MG) e contempla duas linhas de transmissão com cento e cinquenta e oito quilômetros de extensão e quatro subestações digitais, e destas três são subestações novas, além da ampliação de uma subestação pertencente à outra transmissora que, juntas, totalizam 1.600 MVA de potência.
O TLR faz jus ao recebimento de 70% da Receita Anual Permitida (RAP) de R$ 42 milhões (ciclo tarifário 2023-2024) com valores a receber retroativos ao dia 14 de julho.
A margem EBITDA estimada da IEMG após entrada em operação do projeto Triângulo Mineiro foi de aproximadamente 80%.
O investimento realizado até o momento foi de aproximadamente R$ 450 milhões.
O regime de tributação definido foi o de lucro presumido com consolidação integral na Isa CTEEP.
O projeto foi integralmente financiado por meio de debêntures verdes de infraestrutura emitidas na acionista.