Calvaria: Duels of Eternity é um game em desenvolvimento que envolve cartas, na forma de tokens não-fungíveis. Elas representam personagens com diferentes poderes e poderão ser negociadas entre os jogadores, assim os mesmos poderão ganhar dinheiro com a valorização dos tokens ou até tentar montar baralhos que considerem melhores.
Os jogadores poderão receber recompensas por seu desempenho no jogo. Além disso, para facilitar a atração de quem quer investir na compra de tokens, será disponibilizada uma versão gratuita, a qual informará quanto o jogador teria conseguido se estivesse jogando a outra versão, a play-to-earn (tipo de game em que os jogadores têm incentivos financeiros para sua participação).
Token RIA desempenha função importante no ecossistema Calvaria
Além disso, para facilitar o caminho de quem é repelido pela necessidade de saber algo sobre blockchain, haverá tarefas em que o jogador será recompensado por aprender sobre o assunto. O RIA terá o papel de token principal do ecossistema Calvaria, que também usará o token RIA, por exemplo, em pagamentos de recompensas a jogadores.
Entre os papéis do RIA, estará o de token de governança, pois ter certa quantidade mínima do token em staking conferirá direitos a participar em certas decisões relativas ao game. Aliás, a possibilidade de realizar staking com RIA, o que significa depositar os tokens e receber remuneração pelo tempo em que ficaram indisponíveis, deve ser um dos atrativos do ativo digital que estamos discutindo.
Desempenho da pré-venda do Calvaria segue impressionando
No momento da redação deste texto, o RIA já estava com três quartos do quarto estágio de sua pré-venda concluídos. Nesse estágio, 1 Tether (criptomoeda de valor mais ou menos equivalente a 1 dólar) compra 40 tokens RIA. No estágio seguinte, 1 Tether comprará 33,33 RIA.
O preço dos tokens aumentará a cada etapa da pré-venda, o que é um bom motivo para que os interessados na aquisição deles na fase de pré-venda comprem nas fases mais iniciais que puderem, quando o custo será mais baixo.
Vale lembrar que a quantidade de tokens RIA em circulação não deverá passar de 1 bilhão, dos quais 30%, de acordo com o tokenomics do Calvaria, serão disponibilizados na pré-venda. O limite à quantidade do ativo poderá ajudar a prevenir o colapso do valor dele por excesso de oferta.
A pré-venda de Calvaria, que começou em 10 de outubro, já arrecadou mais de US$ 1,5 milhãos de dólares, um feito considerável, especialmente durante um período de desconfiança com relação às criptomoedas devido ao mau desempenho da maioria delas desde fins do ano passado.
Especialistas enxergam o Calvaria com bons olhos
De acordo com Patrick Jennings, em artigo publicado no mês passado, é possível que o valor de RIA multiplique-se várias vezes depois que o token passar a ser listado em exchanges. Um precedente é outro token de game, o Tamadoge, que chegou a se valorizar mais de 1000% depois de ter sido listado em sua primeira exchange.
Em artigo publicado no Business2Community, Jacob Bury afirmou acreditar que, até 2024, o RIA poderá valer até 10 vezes mais do que durante a pré-venda. Apesar de todos os fatores que destacam o token RIA como um ativo promissor a médio e a longo prazo, o interessado em investir nele deve pesquisar bem e pesar os prós e os contras.
Como o RIA é token de utilidade e governança de um game, isso pode criar certa demanda por ele, que deve ser tão maior quanto mais bem-sucedido Calvaria for entre os jogadores. Apesar disso, as criptomoedas são uma classe de ativos bastante voláteis. Além disso, Calvaria encontra-se em desenvolvimento, o que dificulta saber quanto interesse despertará nos jogadores.
Diversos especialistas destacam o quanto o Calvaria é promissor. Entre os pontos fortes do RIA, estão a possibilidade de realização de staking com ele e o interesse demonstrado pelos investidores na pré-venda, em que os tokens disponibilizados têm sido rapidamente adquiridos.