Sustentabilidade

Klabin (KLBN11) e Heineken anunciam parceria para reciclar 100% das embalagens em cidade do Paraná

O projeto será aplicado até o fim de 2022 no município de Telêmaco Borba, que tem 80 mil habitantes

Fachada Klabin - Reprodução
Fachada Klabin - Reprodução

A Klabin (KLBN11) e a Heineken fecharam parceria para a criação em Telêmaco Borba, no interior do Paraná, de um território 100% circular, em que materiais e embalagens de vidro, papel, alumínio, metal e plástico são transformados, reaproveitados e reciclados após o consumo em vez de serem enviados para aterros sanitários. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

O projeto será aplicado até o fim de 2022 no município, que tem 80 mil habitantes. Segundo Julio Nogueira, gerente de sustentabilidade e meio ambiente da Klabin, o projeto deve ser futuramente levado a outros municípios brasileiros.

Na primeira fase do projeto Território 100% Circular em Embalagens (TC100), que ocorreu em 2021 e foi patrocinada pela Klabin, foi realizado um diagnóstico detalhado da quantidade de materiais de embalagens reciclados e comercializados pela cooperativa local, além da medição do total de materiais direcionados para o aterro. Esse levantamento identificou que apenas 11,7% das embalagens de Telêmaco Borba são recuperadas via coleta seletiva ao ano.

A segunda etapa do projeto envolve a criação conjunta de soluções, com chamada aberta para startups, ONGs, empresas e demais instituições interessadas.

Com informações de O Estado de S.Paulo.

Sair da versão mobile