Projeções

Levante: ações de Alpargatas (ALPA4) terão impacto negativo a curto prazo; vê resultados mistos

Analistas ressaltam que os papéis registram já uma queda de aproximadamente 55% nos últimos seis meses e, assim, as perdas adicionais podem ser limitadas

Ponto de venda da Havaianas, controlada de Alpargatas - Paulo Fridman, da Bloomberg
Ponto de venda da Havaianas, controlada de Alpargatas - Paulo Fridman, da Bloomberg

Para a Levante, o resultado do quarto trimestre da Alpargatas (ALPA4) foi misto, com uma receita boa, mas uma queda nas margens que pode ser considerada inesperada.

A receita líquida totalizou R$ 1,07 bilhão, crescimento de 7% na comparação anual.

Quando considerada a Havaianas Brasil, o volume de pares/peças caiu 3,9% ano contra ano, embora a receita tenha crescido 5,5% (aumento da receita por par/peça).

Nas Havaianas Internacional, o volume saltou 15,6%, enquanto a receita disparou 17,3% contra o quarto trimestre de 2020. No agregado, porém, foi observada uma queda no volume, visto que a operação local representa mais de 90% da receita total da Alpargatas.

A margem bruta fechou o trimestre em 42,9%, uma retração de 7,3%. A dinâmica foi a mesma tanto para Brasil como para as operações internacionais.

Já a margem operacional medida pelo EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) após ajustes foi de 15,8%, retração de 9,1%.

A margem EBITDA no segmento internacional foi negativa em 21,5%.

O lucro líquido recorrente foi de R$ 149,9 milhões, queda de 19,1% contra o quarto trimestre. Com isso, a margem líquida recuou 4,6% na comparação anual.

Por esses resultados, a Levante acredita que deve prevalecer um tom mais negativo na interpretação do mercado do resultado, o que deve impactar negativamente as ações ALPA4 no curto prazo.

Analistas ressaltam que, evidentemente, o desempenho ruim das ações no passado recente (queda de aproximadamente 55% nos últimos seis meses) pode limitar perdas adicionais.

Buscando rentabilidade na Bolsa de valores? Saiba como aumentar seus retornos com um assessor da Ipê Investimentos via WhatsApp.

Sair da versão mobile