
A ligação entre Santos e Guarujá está muito próxima de acontecer. Nesta quinta-feira (27), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), participam do lançamento do edital para a construção do Túnel Santos-Guarujá.
O empreendimento, aguardado há mais de um século, acontecerá por uma parceria público-privada (PPP) e contará com um investimento de R$6 bilhões.
No entanto, no edital há a inserção de uma cobrança automática de pedágio pelos pórticos de R$ 6,15. Esse será o primeiro túnel imerso no Brasil, totalizando 1,5 km de extensão e tem previsão de inauguração para 2028.
Túnel Santos-Guarujá
O Túnel Santos-Guarujá promete melhor a travessia entre os dois municípios ao substituir a dependência das balsas e reduzir a necessidade de deslocamentos pela Rodovia Cônego Domênico Rangoni.
O fluxo diário de pessoas que utilizam as balsas para a travessia é atualmente de cerca de 78 mil, com mais de 20 mil veículos transportados, de acordo com o governo do Estado.
Atualmente, a travessia entre Santos e Guarujá pode levar até duas horas, dependendo do tráfego e das condições climáticas. Por outro lado, motoristas que optam pela rodovia precisam enfrentar um trajeto de cerca de 50 minutos.
Porém, com a construção do túnel submerso de 870 metros sob o canal do Porto de Santos, o tempo de deslocamento será de aproximadamente um minuto e meio.
O túnel conectará o cais do Outeirinhos, no bairro Macuco, em Santos, ao distrito Vicente de Carvalho, em Guarujá. O projeto prevê seis pistas de rolamento, sendo três faixas por sentido, e uma delas poderá ser adaptada para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
Além disso, haverá passagem para pedestres e ciclistas.
Cooperação entre os governos federal e estadual
A responsabilidade pelo edital do Túnel Santos-Guarujá ficou a cargo do governo estadual após um acordo entre Lula e Tarcísio. O presidente destacou a importância da colaboração entre os entes federativos.
“A obrigação de um Presidente da República não é entrar em queda de braço com governadores, mas sim criar as condições para um bom aperto de mãos”, afirmou Lula em entrevista ao Grupo Tribuna.
O governador, por sua vez, ressaltou a importância do projeto para a Baixada Santista e garantiu que o cronograma será cumprido. “O túnel Santos-Guarujá é uma obra esperada há quase um século pela população, e está saindo do papel agora porque chegamos a uma boa fórmula”, declarou Tarcísio.