m dias branco

M. Dias Branco avança com perspectiva de alta de pães, massas e biscoitos

Por Gabriel Codas

Investing.com – No início da tarde desta sexta-feira na B3, as ações da M. Dias Branco (SA:MDIA3) operam com valorização com as notícias de que a indústria de pães, massas e biscoitos do Brasil prepara reajustes de 12% a 30% em seu portfólio ao longo deste semestre. O alta será para o repasse do aumento de custos com o trigo, ao mesmo tempo em que vê o consumo de seus produtos crescendo com os isolamentos contra o coronavírus.

Assim, por volta das 12h04, os papéis registravam ganhos de 0,42% a R$ 31,15, porém um pouco abaixo dos ganhos do Ibovespa hoje. O principal índice acionário brasileiro tinha alta de 1,02% a 78.603 pontos.

A alta de preços pode até gerar uma desaceleração na demanda, em um primeiro momento, admitiu o presidente-executivo da Abimapi, Cláudio Zanão.

Mas ele destacou também que o setor está sendo beneficiado pelo isolamento domiciliar, pois vende produtos que oferecem facilidades aos consumidores, com a praticidade muitas vezes prevalecendo sobre os custos na hora da decisão de compra.

“Nós crescemos em consumo, mas não podemos comemorar pela situação que estamos enfrentando”, ponderou ele.

Zanão destacou que, em março, a indústria de pães, massas e bolos industrializados registrou alta de 15% a 20% no volume comercializado em relação ao igual período do ano anterior, no momento em que parte da população temeu pela eventual escassez de produtos por causa do isolamento.

“Macarrão é barato e um produto que sai ganhando quando a população passa a comer dentro de casa. O pão de forma também tem a demanda mantida porque as pessoas reduzem o deslocamento a padarias… Não acredito em perda de volume (de vendas) no ano.”

Ele ainda garantiu que não há ausência no abastecimento destes produtos para o comércio varejista.

A perspectiva de incremento na demanda desses industrializados decorrente do isolamento favorece a companhia M. Dias Branco, uma das maiores do setor no país, afirmou a Guide Investimentos em relatório divulgado na quinta-feira.

O bom desempenho do setor trouxe confiança para a Abimapi prever aumento de 3% a 5% nas vendas.

No ano passado, estes segmentos, juntos, movimentaram 36,7 bilhões de reais, 3,5% acima do valor alcançado no ano anterior, e 3,3 milhões de toneladas em volume de vendas, mesmo resultado obtido em 2018, informou a Abimapi com base em dados coletados pela consultoria Nielsen.

Sair da versão mobile