Ações

Magazine Luiza (MGLU3) e Casas Bahia (BHIA3) lideram quedas do Ibovespa em outubro

As ações da Gol (GOLL4) e da CVC Brasil (CVCB3) registraram as maiores altas do mês

- Divulgação
- Divulgação

Em outubro, o Ibovespa registrou queda de quase 2,94%, com as ações de varejistas e construtoras liderando as quedas do período. Por outro lado, as ações da Gol (GOLL4) e da CVC Brasil (CVCB3) registraram as maiores altas do mês. 

A analista Bruna Sene, da Nova Futura Investimentos, apontou que, internamente, surgiram preocupações sobre a viabilidade da meta fiscal do Brasil para o próximo ano, após declarações do presidente Lula. Esse fator contribuiu para novas quedas nos ativos de risco.

"Em nível global, observamos novas altas nos rendimentos dos títulos do Tesouro de 10 anos nos Estados Unidos, o que impôs desafios às bolsas ao redor do mundo. Dados macroeconômicos dos Estados Unidos voltaram a indicar resiliência da economia americana. Sendo assim, persistem preocupações quanto à inflação e às taxas de juros norte-americanas", explica a analista. 

Maiores baixas do mês

Ação Variação
Magazine Luiza ON (MGLU3) -33,83%
Casas Bahia ON (BHIA3) -28,57%
Petz ON (PETZ3) -22,61%
Eztec ON (EZTC3) -20,91%
Braskem PN (BRKM5) -20,01%

Fonte: Investing.com

Maiores altas do mês

Ação Variação
Gol PN (GOLL4) +34,61%
CVC Brasil ON (CVCB3) +12,24%
Ultrapar ON (UGPA3) +11,81%
JBS ON (JBSS3) +11,09%
CSN Mineração ON (CMIN3) +8,14%

Fonte: Investing.com

Para novembro, a analista ressalta que a temporada de resultados das empresas deve adicionar volatilidade ao preço das ações, sendo esse um momento de atenção para os investidores. 

"Acredito que o momento é de manter uma carteira equilibrada, um pouco mais defensiva, e composta por ativos de qualidade, setores menos cíclicos e alguns ativos ligados a commodities estratégicas", conclui. 

Sair da versão mobile