Mercado eleva projeção de inflação e reduz a de crescimento da economia neste ano

-
-

Analistas e economistas do mercado financeiro reviram para cima a projeção para a inflação oficial, o IPCA, deste ano. A mediana das projeções do mercado subiu de 3,85% para 3,87% na semana passada, conforme levantamento feito pelo Banco Central (BC) e divulgado no Boletim Focus. A projeção para o ano que vem ficou estável, em 4%. A alta das projeções leva em conta os indicadores recentes de inflação, que apontam para alta dos preços dos alimentos, o que pode puxar o IPCA neste mês e no próximo. A projeção do mercado para o IPCA de fevereiro, que sai nesta semana, passou de 0,35% para 0,36% na semana passada e, para março, de 0,36% para 0,38%. Nada, porém, que ameace a meta de inflação deste ano, de 4,25%.

Já para o crescimento da economia, as projeções indicaram nova queda neste ano, de 2,30% para 2,28%, mas melhora para o ano que vem, de 2,70% para 2,80%. As projeções de crescimento para este ano vêm caindo, de 2,50% há quatro semanas para 2,28% agora em meio à divulgação de indicadores de atividade mais fraca que o esperado no fim do ano passado.

As projeções para o dólar no fim deste ano e do próximo se mantiveram em R$ 3,70 e as para o juro Selic continuaram em 6,50% para dezembro deste ano e 8% para o ano que vem.

O post Mercado eleva projeção de inflação e reduz a de crescimento da economia neste ano apareceu primeiro em Arena do Pavini.

Sair da versão mobile