Por Gabriel Codas
Investing.com – A jornada desta sexta-feira foi marcada por uma forte valorização para os preços dos contratos futuros do minério de ferro, que são negociados na bolsa de mercadorias da cidade de Dalian, na China. O ativo com o maior volume de operações, com data de vencimento para o mês de setembro deste ano, somou 2,59% a 633,00 iuanes por tonelada, o que representa avanço de 16 iuanes em relação aos 617 iuanes por tonelada de liquidação da véspera.
Na mesma direção, o último dia útil da semana tece como característica o avanço nas cotações dos papéis futuros do vergalhão de aço, que são transacionados na bolsa de mercadorias da também chinesa cidade de Xangai.
O contrato de maior liquidez, com entrega para o outubro de 2020, avançou para 30 iuanes para 3.452 iuanes por tonelada. O de maio, o mais curto e segundo em volume, perdeu 38 iuanes para 3.536 iuanes por tonelada.
Os índices acionários da China fecharam em alta nesta sexta-feira, com os investidores comemorando a abertura por Pequim de seus mercados financeiros a investidores estrangeiros, além das negociações entre autoridades chinesas e norte-americanas de comércio.
A China finalizou na quinta-feira as regras que eliminam cotas de dois grandes esquemas de investimento, dando a instituições estrangeiras qualificadas acesso ilimitado a ações e títulos chineses, em sua mais recente etapa para abrir o setor financeiro do país.
Somando-se ao humor positivo, representantes de comércio dos EUA e da China discutiram a fase 1 do acordo comercial nesta sexta-feira, com a China dizendo que eles chegaram a um acordo para melhorar a atmosfera da implementação.
Com Reuters.