dólar

Média do Iuan alcança baixa histórica enquanto mais tarifas de EUA-China entram em vigor

Investing.com – O dólar ganhou terreno no fim de semana, enquanto o iene japonês enfraqueceu à medida que novas tarifas entraram em vigor nos EUA e na China, marcando o próximo passo em sua disputa comercial em andamento.

O par USD/JPY foi cotado pela última vez em 106,20 por volta das 23h06, queda de 0,08%. Na semana passada, o iene havia se fortalecido tanto quanto JPY105 para o dólar.

Por sua vez, o Banco Popular da China (PBoC) estabeleceu o ponto médio para negociação no CNY em uma baixa não vista em mais de onze anos e meio de 7,0883 dólares por dólar, inferior ao ponto médio anterior de 7,0879 e o mais fraco desde março de 2008.

No domingo, tarifas de 15% sobre US$ 110 bilhões em importações chinesas entraram em vigor, enquanto tarifas retaliatórias da China também entraram em vigor no fim de semana.

                                                            Câmbio Online na Frente Corretora: cote, compre e receba em casa!

A moeda chinesa também foi pressionada pelos dados mais recentes do National Bureau of Statistics (NBS), que informaram no sábado que o Índice oficial de compras da manufatura chegou a 49,5 em agosto, ante 49,7 em julho.

No entanto, o PMI registrou um aumento para 50,4 em agosto (com um número acima de 50 de expansão de sinalização) acima dos 49,9 em julho.

O oficial PMI não industrial subiu pela primeira vez em cinco meses para 53,8 em agosto, com relação a 53,7 em julho.

“O setor industrial da China apresentou uma recuperação em agosto, principalmente devido à melhoria da atividade produtiva”, disse Zhong Zhengsheng, diretor de análise macroeconômica do CEBM Group, à Caixin, uma publicação comercial da China continental. “No entanto, a demanda geral não melhorou e a demanda externa diminuiu notavelmente”.

O índice dólar futuros caía 0,09%, para 98,83.

Os mercados dos EUA estão fechados nesta segunda-feira para o feriado do Dia do Trabalho.

O par GBP/USD ficou estável em 1,2157, quando as consequências da decisão do primeiro-ministro Boris Johnson de suspender o parlamento britânico por mais de um mês começaram a se tornar aparentes.

O par AUD/USD caía 0,02%, para 0,6731, e o NZD/USD subiu 0,02%, para 0,6307.

Sair da versão mobile