Nesta terça-feira (27), a agência de classificação de risco Fitch atribuiu Rating Nacional de Longo Prazo ‘AAA(bra)’ à proposta de nona emissão de debêntures da Movida (MOVI3), que vai totalizar até US$ 1 bilhão.
As debêntures são da espécie quirografária, com garantia fidejussória adicional da subsidiária Movida Locação de Veículos S.A. (Movida Locação), e possuem vencimento final em 2027.
Os recursos serão utilizados na gestão ordinária dos negócios da emissora.
A Fitch classifica a Movida com IDRs (Issuer Default Ratings – Ratings de Inadimplência do Emissor) de Longo Prazo em Moedas Estrangeira e Local ‘BB’ e Rating Nacional de Longo Prazo ‘AAA(bra)’ e a Movida Locação com o Rating Nacional de Longo Prazo ‘AAA(bra)’.
Todos os ratings corporativos têm perspectiva estável.
Em nota, a Fitch equaliza o rating da Movida com o de sua controladora, a Simpar (SIMH3) (Simpar, IDRs de Longo Prazo em Moedas Estrangeira e Local BB/Perspectiva Estável e Rating Nacional de Longo Prazo AAA(bra)/Perspectiva Estável).
De acordo com a agência, as notas refletem os incentivos legais medianos e os fortes incentivos operacionais e estratégicos que a holding tem para suportá-la, se necessário.
Apesar de mais fraca em bases individuais, a Movida apresenta sólida posição de negócios na locação de veículos e frotas, com relevante escala e forte desempenho operacional, dizem os analistas.
A alavancagem consolidada da Movida deve permanecer adequada, apesar da expectativa de fluxo de caixa livre (FCF) negativo, resultado da expectativa de crescimento, avaliam.
Para a Fitch, a empresa tem acesso comprovado a diversas fontes de financiamento e robusta liquidez.
O rating da Simpar reflete o contínuo fortalecimento da escala do grupo, seu perfil de negócios e sua posição competitiva nos setores de locação e logística no Brasil, além de EBITDA crescente e adequado perfil financeiro.
O grupo se beneficia de uma carteira diversificada de serviços e contratos de longo prazo para uma parcela significativa de suas receitas, o que resulta em desempenho operacional resiliente, afirma a agência.
Os ratings incorporam a forte estratégia de crescimento do grupo, conclui a Fitch.