Nesta quinta-feira (6), a MRV (MRVE3), informou que, a partir da presente data, encontra-se a mercado a oferta pública de distribuição primária (follow on) de novas ações ordinárias de emissão da empresa.
Além disso, a construtora afirmou que as ações são todas nominativas, escriturais e sem valor nominal, livres e desembaraçadas de quaisquer ônus ou gravames, destinada exclusivamente a investidores profissionais.
A oferta consiste na distribuição pública primária de, inicialmente, 58.640.000 de novas ações de emissão da companhia, e a empresa garantiu aos acionistas o direito de prioridade na subscrição das ações, a ser realizada na B3.
Simultaneamente, serão realizados esforços de colocação das ações no exterior. A oferta destina-se exclusivamente aos acionistas, no contexto da oferta prioritária, e a investidores profissionais, no contexto da oferta institucional.
A quantidade total de papéis inicialmente ofertada pode ser acrescida, a critério da companhia, em comum acordo com os coordenadores, em até 33,30% da quantidade de ações inicialmente ofertada, ou seja, em até 19.547.000.
Recomendações
Quando ainda havia sido anunciada, em prévia operacional, a intenção de realizar uma oferta subsequente, sem mais detalhes, a XP Investimentos declarou ter uma visão positiva em relação à oferta, que pode endereçar o processo de redução da alavancagem financeira.
Além disso, a operação apoiaria a continuidade do processo de recuperação da rentabilidade da empresa e abriria espaço para uma maior incorporação das novas atualizações do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV).
No entanto, o nível atual de precificação pode ser uma preocupação, pois analistas ainda veem as ações da MRV com um desconto, o que poderia resultar em uma diluição maior para os acionistas.