Pés no chão

Não seja uma planta: Analista indica como investir prêmio do BBB

Especialistas em finanças mostram como dividir o prêmio do BBB em reservas estratégicas e garantir uma vida estável e próspera

Não seja uma planta: Analista indica como investir prêmio do BBB

O Big Day começou e todos os brasileiros sonham com o prêmio do BBB. Porém, lidar com o prêmio do Big Brother Brasil exige mais do que não ser uma planta.  

Jeff Patzlaff, especialista em finanças, alerta sobre os riscos de decisões precipitadas. “Antes de pensar no dinheiro, pense no que você faria sem ele. Se priorize, não perca seus valores por ter um dinheiro a mais na conta”, afirmou.  

Qual vencedor do BBB perdeu o prêmio?  

A história do BBB oferece exemplos sobre o impacto da má gestão financeira. Rodrigo “Cowboy”, vencedor da segunda edição, perdeu grande parte do prêmio em investimentos que não deram retorno, como imóveis e bezerros.  

Cida, campeã do BBB 4, enfrentou sérias dificuldades financeiras devido a empréstimos não pagos e dívidas como fiadora. 

Por outro lado, participantes como Juliette e Telminha mostraram como o prêmio pode ser preservado e multiplicado com planejamento. Ambas utilizaram o dinheiro para alavancar carreiras e construir um futuro consolidado. 

O que fazer com o prêmio do BBB? 

Patzlaff recomenda calma logo após o fim do programa. “No primeiro mês, não faça nada com o dinheiro além de aplicá-lo a 100% do CDI com liquidez”. Para ele, é preciso focar em contratos publicitários.  

 Divisão estratégica do prêmio 

Para garantir o uso eficiente do valor do prêmio do BBB, o especialista sugere a criação de três reservas financeiras: 

Reserva de emergência: deve ser aplicada em opções com alta liquidez, como CDBs, Fundos DI ou Tesouro Selic. Essa reserva será essencial para situações imprevistas. 

Reserva para desejos: Assim, Patzlaff orienta planejar cuidadosamente os gastos com lazer.

“Se for fazer uma viagem internacional, por exemplo, use contas em dólar como Wise ou Nomad para facilitar o planejamento”.  

Reserva para sonhos de longo prazo: ideal para alcançar objetivos como independência financeira. Por isso, a diversificação é a chave.

Por fim, investimentos em BDRs, ETFs e até opções atreladas à inflação são recomendados. 

Planejamento para o sucesso 

Para os futuros campeões do BBB, o analista deixa um recado claro: o prêmio milionário pode ser o passaporte para uma vida tranquila e bem estruturada, desde que seja tratado com planejamento e disciplina.  

Sair da versão mobile