Ações

Natura (NTCO3), Oi (OIBR3) e Vale (VALE3): como a Guide avalia as recentes notícias das companhias?

Para os analistas, a mineradora reportou bons números em produção, mas nem tanto em vendas no terceiro trimestre deste ano

- Divulgação
- Divulgação

Para a Guide Investimentos, a Vale (VALE3) reportou bons números em produção, mas nem tanto em vendas no terceiro trimestre deste ano.

A produção registrou alta considerável no período, tanto em minério de ferro quanto niquel. Contudo, as vendas mostraram crescimento mais modesto. 

A Vale destacou que o crescimento mais moderado das vendas se deve, ao menos em parte, aos produtos ainda em trânsito. E também por conta de falta dificuldade de transporte de alguns produtos.

A produção de minério de ferro atingiu 89,7 milhões de toneladas (+1% A/A) no terceiro trimestre, em linha com o plano da Vale de produzir entre 310 e 320 milhões de toneladas em 2022. 

O aumento da produção foi possível em função do tempo mais seco e também por maiores compras de minério de terceiros. As vendas aumentaram 4% AJA e ficaram bem abaixo da produção entre julho e setembro em função do aumento dos estoques em trânsito. 

A produção de níquel aumentou para 52 mil toneladas (+72% A/A) em função principalmente de menores paradas para manutenção.

As vendas de níquel foram menores do que a produção também por problemas de transporte e por compromissos de entrega no quarto trimestre. Por fim, a produção de cobre aumentou para 74 mil toneladas (+7% AJA), positivamente afetada por menores paradas para manutenção.

As vendas também cresceram 8% A/A, em linha com o aumento de produção.

Com isso, o impacto nas ações, para a Guide Investimentos, deve ser marginalmente positivo. Apesar do aumento da produção, as vendas aumentaram muito pouco. Além disso, os preços do minério seguem pressionados.

O aumento da produção da Vale foi um dos motivos por trás da queda dos preços, e outro foi a visão negativa da Rio Tinto, uma das maiores concorrentes da Vale.

Segundo a Rio Tinto, o aumento generalizado dos juros deve levar a uma desaceleração econômica e menor demanda por metais nos próximos trimestres.

Quer ter acesso a esse e outros relatórios completos, com análise do mercado e indicação dos melhores especialistas do país? Faça parte do O Guia Financeiro!

Clique no link e se cadastre GRATUITAMENTE!
https://www.oguiafinanceiro.com.br/vip/

Sair da versão mobile