O que o mundo perderia caso sua empresa deixasse de existir?

Trago no título a conhecida frase de Joey Reiman – presidente da consultoria global BrightHouse, publicitário, empresário e autor americano, que foi nomeado como uma das 100 pessoas que vão mudar a maneira como o mundo pensa pela Fast Company.

O conceito central da abordagem de Reiman é sobre o papel das empresas no mundo contemporâneo, que combina o objetivo de maximizar lucros com a busca por contribuir de maneira significativa para o bem-estar das pessoas e do planeta, gerando impacto positivo no ambiente interno e externo da organização.

Trata-se de buscar prosperar financeiramente e criar um legado positivo e duradouro simultaneamente

Propósito e lucro não precisam ser trade-offs, ao contrário. As organizações que conseguem viver seu propósito de forma autêntica são mais propensas a construir uma conexão genuína com seus clientes, gerando respeito pela marca, reputação incremental e retorno para os negócios.

Isso porque existe por parte dos consumidores alta expectativa de que as empresas estejam à frente das transformações sociais do país e quem ocupa esse lugar de vanguarda, cria um diferencial competitivo que traz prosperidade e longevidade para os negócios.

E mais: quando o propósito está alinhado com a essência da empresa e seus valores e orienta as decisões e ações cotidianas, ele é capaz de criar uma cultura interna forte e motivadora, que inspira e motiva não apenas os clientes, mas também os líderes e funcionários da empresa, e atrai talentos comprometidos com a missão da organização.

Sim, fazer o bem faz bem para os negócios. E não é de hoje

Tivemos uma grande evolução desde que o conceito de responsabilidade social surgiu até os dias atuais, quando vemos os negócios sociais ganharem cada vez mais destaque, por representarem uma abordagem inovadora de enfrentar os desafios sociais e ambientais contemporâneos, combinando a eficiência do setor privado com a preocupação com a comunidade e o planeta.

A Responsabilidade Social Empresarial (RSE), cujo conceito surgiu em 1950 e se desenvolveu nas décadas seguintes, envolvia inicialmente ações filantrópicas e benéficas como doações para organizações sem fins lucrativos, programas de voluntariado corporativo e outras atividades semelhantes, motivadas muitas vezes por razões de imagem, em resposta à pressão da sociedade ou como uma forma de cumprir regulamentações governamentais.

Mais tarde, assistimos a uma evolução com o surgimento do conceito de Sustentabilidade Empresarial, que envolvia práticas de gestão e operações para minimizar o impacto negativo no ambiente e na sociedade. Entre elas, estavam iniciativas como redução de emissões de carbono, práticas de gestão responsável de recursos naturais e políticas de governança corporativa mais éticas.

Foi quando as empresas passaram a reconhecer que a sustentabilidade era essencial para a longevidade dos negócios.

Mais recentemente, no final do século XX, vimos surgir a abordagem dos Negócios Sociais, que representam um estágio mais avançado nesse processo, porque buscam soluções sustentáveis para problemas sociais, ao mesmo tempo em que operam de forma eficiente e geram receita.

Os negócios sociais são desenhados de forma a equilibrar geração de receitas e criação de valor para a sociedade

O modelo de negócio é construído em torno de solucionar um problema específico e sustentar a operação através de rendas geradas pelas atividades empresariais e o lucro é reinvestido na empresa para ampliar o impacto. A questão social aqui não é um apêndice, ela é central para o negócio e sua razão de existir.

É importante dizer que esses estágios não são necessariamente excludentes. Muitas empresas podem combinar elementos de responsabilidade social, sustentabilidade e negócio social em suas abordagens para criar um impacto mais amplo e sustentável. O que não podem é parar no tempo da filantropia.

Então convido você a fazer essa reflexão comigo: em que estágio você diria que a sua empresa está? Como a atuação dela melhora a sociedade? O bem ou serviço que você está oferecendo impacta diretamente a comunidade que compra e dá sustentabilidade ao seu negócio? Vem conversar comigo. Estou no linkedin.com/in/daniela-campos-zuccolotto. Espero você!

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