A administradora de shoppings Multiplan (MULT3) divulgou, após o fechamento do pregão da terça-feira (29), um resultado bom e um pouco superior ao esperado em termos de receita líquida e de lucro líquido. Os destaques positivos foram o desempenho das vendas no conceito Mesmas Lojas (Same Store Sales, SSS), que apresentou aumento de 5,4% no trimestre e aluguel nas mesmas lojas (Same Store Rent, SSR) que apresentou aumento de 10,8%, o maior crescimento dos últimos cinco anos.
Assim, esperamos impacto positivo no preço das ações da Multiplan (MULT3) no curto prazo. Vemos como sólido o resultado operacional da companhia, que continuou com boa ocupação e com baixa inadimplência.
Contudo, a empresa continua com taxa média de ocupação dos seus shopping centers em elevados 97,6% e continua diminuindo o custo de ocupação dos lojistas.
Em relação aos números, a receita líquida veio em linha com o esperado. O Ebitda ajustado, excluindo a remuneração de ações, somou 245 milhões de reais, a margem EBITDA continua sólida na casa 70% no trimestre.
A companhia continua com um nível de endividamento confortável. A dívida líquida por Ebtida está em 2,4 vezes uma redução na comparação com o segundo trimestre de 2019. Além disso, a empresa conseguiu reperfilar o perfil de sua dívida nesse trimestre. Saiu de um custo de 7,48% ao ano em junho para 6,59% ao ano em setembro.
O lucro líquido, excluindo a remuneração em ações, apresentou aumento de 12,1% e atingiu 132,2 milhões de reais, impulsionado pelo crescimento da receita líquida. Assim, a geração de caixa operacional, novamente excluindo a remuneração em ações, atingiu 194 milhões de reais com um aumento de 10,2% .
Por fim, a companhia pode ainda expandir sua área bruta locável (GLA) mais que seus outros concorrentes, seja através de greenfields (novos projetos) ou expansões, e tudo isso com custos de captação bastante baixos.