SpaceNews

Retrospectiva: Âncora fiscal divulgada, ata do Copom, viagem de Lula à China adiada, juros e mais

Veja as notícias que movimentaram a semana de 27 a 31 de março

Ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), e presidente eleito Lula (PT) - Ricardo Stuckert
Ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), e presidente eleito Lula (PT) - Ricardo Stuckert

Na segunda-feira (27), foi publicado o Boletim Focus

A mediana para a alta do PIB em 2023 oscilou de 0,88% para 0,90%, contra 0,84% há um mês. A projeção de inflação (IPCA) para este ano feita pelo analistas de mercado registrou nova queda nesta semana, de 5,95% para 5,93%.

A previsão da taxa de juros básica da economia brasileira (Selic) foi mantida em 12,75% para 2023, enquanto a estimativa para o dólar foi mantida em R$ 5,25.

Por orientações médicas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou no sábado (25) que não viajaria mais para a China. O adiamento foi comunicado às autoridades chinesas, “com a reiteração do desejo de marcar a visita em nova data”.

Lula fez exames na última quinta-feira (23) no Hospital Sírio Libanês, onde recebeu o diagnóstico de broncopneumonia bacteriana e viral por influenza A e iniciou tratamento. 

A viagem foi remarcada para o dia 10 de abril.

Na terça-feira (28), foi publicada a ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).

Em ata sobre a última reunião, quando deliberou manter a taxa básica de juros Selic em 13,75% ao ano, o Comitê de Política Monetária (Copom) avaliou que o ambiente externo se deteriorou.

Os episódios que envolveram bancos nos EUA e na Europa elevaram a incerteza e a volatilidade dos mercados e requerem monitoramento, de acordo com o colegiado.

No âmbito doméstico, o conjunto de indicadores divulgados desde a última reunião do Copom corrobora o cenário de desaceleração do crescimento esperado pelo Comitê.

Ademais, o Comitê disse que acompanharia o desenho, a tramitação e a implementação do arcabouço fiscal a ser apresentado pelo governo e votado no Congresso Nacional.

E o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou nesta terça-feira (28) a taxa de juros de 1,97% para empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) havia proposto esse valor e o CNPS aceitou. O Ministério da Previdência defendia uma taxa abaixo de 1,90%, já os bancos privados queriam uma taxa de 1,99%.

Na quarta-feira (29), foi registrado que o Brasil abriu 241.785 vagas de trabalho formal em fevereiro, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Os dados foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência. No mês anterior, 83.297 postos foram criados.

Na quinta-feira (30), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, detalhou os pontos do novo arcabouço fiscal na sede da pasta em Brasília (DF).

O projeto que visa substituir a atual regra do teto de gastos deve ser encaminhado ao Congresso Nacional na próxima semana, como adiantou o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, em coletiva minutos antes.

Em linhas gerais, o texto prevê zerar o déficit das contas públicas já no próximo ano e superávit de 0,5% em 2025 e de 1% em 2026, além de promover uma indexação das despesas às receitas, com uma proposta que estabelece um teto de 70% da arrecadação para os gastos. 

Confira os detalhes aqui.

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, reconheceu os esforços do Ministério da Fazenda na elaboração do arcabouço fiscal.

Em coletiva de imprensa sobre o Relatório Trimestral de Inflação (RTI) , Campos Neto afirmou que ainda não chegou a analisar a nova regra fiscal, mas que o BC irá incorporar as projeções dentro de sua própria estratégia no controle de inflação e flutuação do cambio.

Confira mais detalhes aqui

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) passou a subir em março após registrar queda no mês anterior, mas reduziu o avanço acumulado em 12 meses para o menor patamar em mais de cinco anos, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quinta-feira.

O IGP-M registrou variação positiva de 0,05% neste mês, após recuar 0,06% na leitura anterior.

O Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA aumentou a uma taxa anualizada de 2,6% no último trimestre de 2022, disse o governo em sua terceira estimativa do PIB do período. O dado sofreu revisão para baixo em relação ao ritmo de 2,7% relatado no mês passado.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, informou que decidiu aposentadoria para 11 de abril.

O anúncio foi feito pelo ministro após a sessão de quinta-feira, a última que ele participou. 

Na sexta-feira (31), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a taxa de desemprego no País.

A taxa de desocupação chegou a 8,6% no trimestre encerrado em fevereiro, um aumento de 0,5 ponto percentual (p.p.) na comparação com os três meses anteriores.

Esse foi o menor resultado para o período desde 2015 (7,5%).

O número de desocupados cresceu 5,5% e chegou a 9,2 milhões de pessoas, o que representa um acréscimo de 483 mil pessoas à procura por trabalho. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua).

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) afirmou, após reunião com líderes partidários, que os senadores não aceitam acabar com a paridade na composição das comissões mistas que analisam as Medidas Provisórias (MPs) editadas pelo governo federal.

A divergência no funcionamento desses colegiados, compostos em igual número por deputados federais e senadores, tem gerado um impasse na tramitação das MPs, o que pode travar a agenda legislativa do governo no Congresso Nacional. 

Sair da versão mobile