FGV/Sebrae

Número de pequenas empresas que tiveram queda no faturamento cai a menor proporção, diz pesquisa

Em março de 2020, essa proporção era de 89%, já em novembro do ano passado, o percentual chegou a 68%

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De acordo com a pesquisa da FGV Projetos, coordenada pelo gerente executivo, Luiz Gustavo Barbosa, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), apontou que a proporção de empresas com queda no faturamento reduziu ao menor patamar da série histórica. Em março de 2020, essa proporção era de 89%, já em novembro do ano passado, o percentual chegou a 68%.

Agora, o que mais dificulta as empresas voltarem à situação financeira que tinham antes da pandemia é o aumento de custos na área de insumos e mercadoria, combustíveis, aluguel e energia.

O levantamento também mostra que 86% das empresas estão operando, sendo 31% da mesma forma que antes da pandemia de Covid-19. São os serviços que demandam mais contato físico que lideram o grupo funcionando com mudanças por causa da crise. É o caso das academias e atividades físicas (73%), economia criativa (65%), turismo (65%), educação e beleza com (64%).

PIX

Um dos destaques do levantamento é o aumento registrado na utilização do Pix: 86%. Isso significa que a modalidade é utilizada por 9 em cada 10 empresas em suas vendas.  

O Pix é um meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central que realiza e recebe transferências em menos de dez segundos, durante 24 horas e sete dias por semana de forma gratuita. Em agosto de 2021, seu o uso já era de 77%. A ampliação de sua utilização foi observada em praticamente todos os segmentos. Outra pesquisa da FGV, de fevereiro de 2021, já apontava que o novo método de pagamento tinha aceitação de 94%.

Houve também um aumento significativo na proporção de empresas que vendem utilizando ferramentas digitais, como o caso das redes sociais, aplicativos ou internet. Dentre essas ferramentas, a que obteve maior êxito foi o WhatsApp for Business seguido pelas Propagandas pagas no Google.

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