Projeções

OCDE: Brasil deve crescer 5% em 2021 e 1,4% em 2022

A crise hídrica, gargalos na cadeia da oferta, baixo poder aquisitivo da população, inflação, juros mais altos e as incertezas fiscais internas são riscos ao desempenho

- George Val/Flickr
- George Val/Flickr

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deve crescer 5% este ano e desacelerar para 1,4% em 2022, projetou a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) nesta quarta-feira (1).

"O ritmo da campanha de vacinação acelerou e a atividade econômica, sustentada pelo consumo e pelo investimento privados, retomou com a diminuição das restrições". Além disso, "as exportações têm se beneficiado da recuperação global e de uma taxa de câmbio mais fraca".

A crise hídrica, gargalos na cadeia da oferta, baixo poder aquisitivo da população, inflação, juros mais altos e as incertezas fiscais internas são riscos ao desempenho.

A OCDE defende que "o governo precisa melhorar a eficiência do gasto público", uma vez que "itens de gastos obrigatórios e regras de indexação limitam a capacidade (…) de responder a choques".

"Fortalecer o quadro fiscal, incluindo as finanças subnacionais, aumentaria a confiança do mercado e o investimento privado, ao mesmo tempo que manteria baixos os custos do serviço da dívida", afirmou o órgão.

Com informações de Reuters.

Sair da versão mobile