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Pão de Açúcar (PCAR3) investe em minimercado para barrar alavancagem de dívida líquida

Grupo inaugurou 49 lojas nos nove primeiros meses deste ano, 45 são nesse formato 40 da bandeira Minuto Pão de Açúcar e cinco Mini Extra

- Divulgação
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O Grupo Pão de Açúcar – GPA (PCAR3) desacelerou o capex e tem apostado no segmento de proximidade, com a abertura de minimercados. Das 49 lojas inauguradas pela companhia nos nove primeiros meses deste ano, 45 são nesse formato – 40 da bandeira Minuto Pão de Açúcar e cinco Mini Extra.

Em entrevista ao programa “Por Dentro dos Resultados” do site InfoMoney, Marcelo Pimentel, CEO da companhia, disse que as lojas estão chegando a níveis rentáveis de venda antes do tempo. “Deveriam maturar com até três anos, mas estão chegando na ‘venda ótima’ no primeiro ano ainda”, afirmou.

Para a companhia, o modelo de proximidade é hoje o que mais tem oportunidades de crescimento. Além disso, possui custos de operação e expansão mais baixos, quando comparado com os de um supermercado da bandeira Pão de Açúcar.

O balanço do GPA no terceiro trimestre mostra que o segmento de proximidade do grupo registrou ganho de 2,2 pontos percentuais de market share no período, comparando com os supermercados de pequeno porte na Grande São Paulo. A capital e sua região metropolitana são o foco da estratégia da varejista.

“Nossa estrutura de malha logística, o reconhecimento da marca e todo o processo já estão consolidados em São Paulo”, afirma Pimentel. 

Segundo o executivo, o GPA vai continuar abrindo lojas nesse formato no quarto trimestre e ao longo de todo o ano de 2024, principalmente na bandeira Minuto Pão de Açúcar.

Com isso, a empresa busca a redução da alavancagem de sua dívida líquida,  que é equivalente a 2,5 vezes o seu lucro, e direciona boa parte dos recursos obtidos com a venda de ativos não estratégicos para a redução do indicador.

As informações são do site InfoMoney

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