Se o petróleo a mais de US$ 130 já assusta os mercados mundiais, a situação pode ficar ainda mais grave, segundo o Bank of America.
Os analistas do banco afirmaram, em relatório, que o petróleo pode chegar a US$ 200 caso os Estados Unidos ampliem suas sanções ao combustível da Rússia — o que pode piorar a economia mundial e causar uma queda considerável nos mercados.
“Se o Ocidente cortar a maior parte das exportações de energia da Rússia, será um grande choque para os mercados globais”, disseram os analistas Ethan S. Harris e Jeseo Park em nota, segundo o Business Insider.
“O grande elemento que falta nas sanções até agora é que elas têm pouco impacto nas exportações de energia russas”, afirmaram. “A ameaça de tais sanções colocou um prêmio de risco no mercado de petróleo, mas o aumento dos preços da energia até agora não é um ‘choque’ de forma significativa.”
Apesar disso, os analistas dizem que “não têm confiança em prever o que acontecerá a seguir”. “Estamos muito preocupados com uma forte escalada do ataque com sanções de energia a seguir”, afirmaram.
*Com informações do MoneyTimes