SpaceMercado

Petrobras (PETR3)(PETR4) deve ter liberdade para definir preços de combustíveis, diz MME ao Cade

A Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom) havia feito inúmeras reclamações sobre a política de preços da estatal

- Arquivo/Agência Brasil
- Arquivo/Agência Brasil

O ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira (PSD-MG), pediu ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) uma manifestação em defesa do direito de a Petrobras (PETR3)(PETR4) definir livremente os preços dos combustíveis.

O ofício foi entregue pessoalmente ao presidente do órgão, Alexandre Cordeiro, de acordo com informações do site Bom Dia Mercado.

A Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom) havia feito inúmeras reclamações sobre a política de preços da estatal e alegava que os cortes recentes colocaram os preços abaixo do patamar considerado “ideal”.

“Ao se adotar a obrigação do PPI (preço de paridade internacional), a Petrobras sempre praticava o preço do seu pior concorrente, do importador mais ineficiente e, por óbvio, beneficiava os associados da Abicom e prejudicava a sociedade brasileira com os preços mais altos possíveis”, diz Silveira, em ofício ao tribunal antitruste.

A área técnica do órgão ainda vai analisar o pedido e não tem prazo para se manifestar.

Na saída da reunião, Silveira declarou estar otimista de que o Cade não vai atender ao pleito dos importadores que, nas suas palavras, querem impedir que os consumidores paguem menos pelos combustíveis.

As informações são do site Bom Dia Mercado.

Sair da versão mobile